O ensino da linguagem na educação infantil foi tema de uma mesa redonda esta semana na FAG Toledo. Três especialistas na área, Elenice Camargo, Eliane Luiz e Fernanda Soprani foram convidadas para o evento organizado pelo colegiado de Pedagogia.
A proposta de trazer a temática com profissionais da área aos acadêmicos foi do professor Ney Arboleya na disciplina de Metodologia da Língua Portuguesa na Educação Infantil. “São vários desafios ao se trabalhar com a língua materna com os pequenos, por isto decidimos convidar algumas profissionais que atuam há anos nesta área, para nos auxiliar na assimilação do conteúdo, com a apresentação de exemplos práticos já vivenciados”, comenta.
A pedagoga Eliane Luiz atua há 17 anos na educação infantil e falou sobre a periodização do desenvolvimento infantil e a ligação com a língua materna. “O ensino infantil e a língua portuguesa trabalhada nesta fase do aprendizado servem de base para a educação posterior, por isto precisa ser completa e muito bem desempenhada pelos profissionais”, alerta.
A pedagoga Fernanda Soprani tratou sobre o desenvolvimento da linguagem dos bebês. “Esta é uma área muito desafiadora de se trabalhar, com mudanças constantes, culturais, tecnológicas, enfim, cada dia é uma nova descoberta”, ressalta.
Após as explanações os acadêmicos puderam tirar dúvidas e discutir algumas abordagens com as palestrantes que no fim do evento receberam lembranças e certificados das mãos da coordenadora do curso Doralice Pizzo Diniz.