1144x150 %284%29

GERAL

Violão Clássico é nova oficina da Casa da Cultura

O mais popular dos instrumentos, o violão, é capaz de executar obras-primas da chamada música erudita. De suas cordas podem soar composições como Ode à alegria, da nona sinfonia de Ludwig Van Beethoven, ou o Minueto de Johan Sebastian Bach. As duas famosas preciosidades serão as primeiras canções a serem aprendidas pelos alunos da mais nova oficina da Casa da Cultura: violão clássico.

17/06/2011 - 14:30


Recém-concursado da Prefeitura de Toledo, o professor Leonardo Ferreira começa as suas aulas nesta segunda-feira (20), e tem projetos ambiciosos para seus futuros alunos. “Começaremos com turmas de 8 a 10 pessoas, explicando das coisas simples às complexas da música clássica. Além da técnica, também haverá um trabalho de apreciação musical. Mais à frente, imagino montar uma orquestra de violão clássico que precisa de aproximadamente trinta integrantes”, explica o bacharel em música pela Universidade de Brasília (UnB).
Nascido no interior de São Paulo, Sorocaba, onde o sertanejo também predomina nas rádios e no gosto popular, Leonardo acredita que a boa música supera fronteiras e preconceitos. “Quem diz que não gosta de música clássica é porque nunca a ouviu de verdade. Os ouvidos também precisam ser educados para a interpretação de sonoridades mais complexas”, avalia o professor, que, entre uma pergunta e outra desta entrevista, executava o chorinho Odeon, de Pixinguinha, sob os olhos atentos de outro mestre: Chopin.
A Casa da Cultura oferece 13 cursos. Entre eles, viola caipira, violino, teatro, etc. Todas as turmas estão lotadas, mas poderão haver vagas, a partir de agosto, devido à desistência de alguns alunos. Todos os cursos são gratuitos e cerca de 800 alunos aproveitam as oportunidades artísticas. Outras informações pelo telefone: 3378-4548.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29