1144x150 %284%29

GERAL

IX Conferência de Assistência Social cobra participação do governo estadual nas políticas públicas

Os 152 delegados da IX Conferência Municipal de Assistência Social de Toledo debateram, durante dois dias na última semana, os rumos do Sistema Único de Assistência Social na cidade (SUAS). Entre os desafios a serem superados, a maior articulação entre os serviços públicos e participação do governo do estadual no desenvolvimento das ações do SUAS.

17/06/2011 - 14:37


Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Ires Damian Scuzziato, o evento foi o ápice de um trabalho que durou por 45 dias e teve nove pré-conferências em diversas partes da cidade.”O público compareceu, tanto usuários quanto profissionais, e tivemos a clara e contundente palestra da professora Raquel Raichelis Degenszajn (doutora em Serviço Social pela PUC-SP). E terminamos com chave de ouro ao aprovarmos mais de 100 propostas para avançarmos com o processo de implantação do SUAS em Toledo”, avalia Ires, reivindicando maior co-financiamento do governo estadual para se efetivar na íntegra o SUAS.
O evento, realizado, no Centro Cultural Ondy Niederauer, trouxe como tema: “Os avanços na consolidação do Sistema Único de Assistência Social com a valorização dos trabalhadores e a qualificação da gestão, dos serviços, projetos e benefícios”. A articulação entre as políticas públicas impõe-se como outro gargalo a ser rompido. “Muitas das propostas aprovadas apontam para esse trabalho em rede, de forma articulada, entre saúde, educação e cultura. Trata-se de um desafio a ser enfrentado”, explica a ainda presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Maria Inês Mânica. ”O evento também indicou os doze delegados que irão representar o município na Conferência Regional de Cascavel, em setembro, além de eleger os novos 28 conselheiros e seus respectivos suplentes. Na próxima reunião, realizaremos a eleição da nova diretoria”, explica Mânica, reiterando o sucesso da IX Conferência. “As pessoas participaram, sendo o evento marcado pelo diálogo e a discussão democrática das propostas. Queremos agradecer a todos pelo apoio”.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29