1144x150 %284%29

ESPORTES

Melhor da ginástica no Paraná reúne-se em Toledo

O melhor da ginástica rítmica do Paraná poderá ser visto em Toledo neste sábado e domingo, 18 e 19 de junho. Integrantes de vários clubes do estado, totalizando 64 atletas, estão participando desde sexta-feira (17), do Campeonato Paranaense Individual Adulto e Juvenil de Ginástica Rítmica. O evento, com entrada livre, está sendo realizado no Centro de Treinamento de GR, no ginásio de esportes do Sesi, na Vila Pioneiro.

17/06/2011 - 14:40


“Será uma oportunidade da população local ver as campeãs brasileiras nas categorias adulto e juvenil, além de medalhistas internacionais, e também as séries preparadas para as atletas da categoria juvenil, visando as Olimpíadas de 2016”, comenta o empresário Pedrinho Furlan, coordenador do projeto em Toledo pela Sadia. A Sadia/Toledo/Sesi, que há oito anos consecutivos tem sido premiada com o Troféu Eficiência pela Confederação Brasileira de Ginástica, pela soma dos resultados da equipe, acumula títulos de campeã brasileira tanto no adulto quanto no juvenil. Ele também destacou que visando as Olimpíadas de 2016, que serão disputadas no Brasil, foram montadas novas séries para algumas atletas da categoria juvenil, com graus de dificuldade maiores. Estas séries serão apresentadas na competição estadual e posteriormente no campeonato brasileiro da categoria.
Além disso, acrescentou Pedrinho, o campeonato servirá para mostrar o quanto a ginástica rítmica está crescendo na região a partir de um trabalho iniciado em Toledo. Cidades como Palotina, Nova Santa Rosa, Marechal Cândido Rondon, Matelândia, Ouro Verde do Oeste, entre outras, contam atualmente com escolinhas de Ginástica Rítmica e com algumas profissionais formadas em Toledo, ex-atletas de GR. “É uma oportunidade de avaliar o resultado do trabalho que está sendo feito na região e que está fortalecendo a ginástica rítmica no estado”, afirma.
Com uma equipe de rendimento formada por cerca de 60 atletas, com integrantes em todas as categorias, o município de Toledo conta com uma situação privilegiada, segundo avalia Furlan. Além da estrutura física e de pessoal, com ginásio climatizado e equipado para a Ginástica Rítmica e profissionais especialmente preparados, Toledo conta com cerca de 1,5 mil crianças participando do projeto Atleta do Futuro, desenvolvido em parceria com a prefeitura de Toledo, Sesi e Sadia, que visa a formação não apenas de desportistas, mas também cidadãos. Além das primeiras noções de GR, as meninas recebem informações sobre cidadania, cuidados com a alimentação, entre outros necessários para a boa formação. Nestas escolinhas são tiradas novas atletas, visando a formação e renovação da equipe de rendimento.
As disputas começaram na sexta-feira à tarde e prosseguem neste sábado, durante todo o dia. No domingo, às 8h, retomam as disputas que encerram por volta das 13h. No sábado serão conhecidas as finalistas no individual geral e no domingo por aparelho. A premiação será feita às 13h, ao término do campeonato.
Toledo participa da disputa com duas equipes, formadas pelas atletas Angélica Kvieczynski, Simone Luiz, Morgana Gmach e Monize Gmach, representando a Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi, na categoria adulto, e Aline Soares, também no adulto, pela Associação Toledana de GR. No juvenil, a equipe principal (Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi) será representada pelas atletas Bruna Silva, Bruna Morais, Luana Rohde, Mayra Gmach, Patrícia Haenner e Manoella Sorrentino e a Associação Toledana de GR por Vanessa Francisco, Thainá Ferroldi, Gabriela Gomes e Mayra Cruz. A equipe local participa somente no nível I, formado por atletas com um nível mais elevado. No nível II estão as estreantes.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29