1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

ESPORTES

Equipe de GR da Argentina treina em Toledo

Ao todo, 15 ginastas argentinas estão participando do treinamento em Toledo, que visa uma troca de experiências entre os dois países, visando melhorar a preparação das atletas para as competições no seu país.

23/05/2018 - 15:29


Ginastas do clube municipal de Obera, na Província de Missiones, na Argentina, participam de um intercâmbio com a Sadia nesta semana em Toledo. Ao todo, 15 ginastas argentinas estão participando do treinamento em Toledo, que visa uma troca de experiências entre os dois países, visando melhorar a preparação das atletas para as competições no seu país. As atletas integram as categorias infantil e juvenil, tanto no individual como no conjunto. A equipe chegou a Toledo na segunda-feira, 21, e permanece até sábado,26.

“É a primeira vez que viemos a Toledo e nossa expectativa é muito grande, pelo trabalho, experiência e reconhecimento do que é feito na Sadia, em Toledo. Queremos trabalhar a preparação física, o balé e a limpeza dos movimentos, melhorando e corrigindo as séries das nossas atletas”, comentou a técnica Natália Ottaviano. Segundo ela, o intercâmbio, que ela pretende seja renovado com novas trocas de experiências, será importante não só para as atletas, como também para ela, como profissional, que terá a oportunidade de aprender e ampliar os seus conhecimentos técnicos;

Ela elogiou a estrutura existente em Toledo, tanto física como profissional, e informou que em Obera a equipe ainda não conta com todo este apoio. Na sua cidade, o município cede apenas um local para os treinos, que não é de uso exclusivo. Como começou em Toledo quando da implantação do projeto, as atletas dividem espaço com outras modalidades e diariamente enrolam e desenrolam o tapete para poder treinar. Depois dos treinos, realizados duas vezes por semana – nos outros dois dias treinam outras modalidades – tem que deixar tudo como estava antes, para que atletas de outras modalidades possam utilizar. Além disso, como o espaço não é exclusivo para a GR, o teto é baixo, o que traz dificuldades quando do arremesso dos aparelhos. “Todos os dias precisamos tirar um ou outro aparelho que foi parar no teto”, conta ela.

A Ginástica Rítmica começou a ser praticada na sua cidade há 12 anos e a equipe busca parceria com outras cidades visando melhorar a sua estrutura e qualificação. A equipe ainda não conta com um patrocinador próprio e com isso a participação e o envolvimento de todos é fundamental. Os pais pagam as despesas com treinamento das atletas, materiais e também custos de viagens e inscrições para as competições.

A proposta de estreitar relacionamento com a Sadia nasceu no Campeonato Pan-Americano Interclubes, realizado em Rosário. “Para nós fica mais fácil vir a Toledo do que ir a Buenos Aires, por exemplo. São 500 quilômetros de distância a menos”, informa a técnica da equipe argentina. A vinda a Toledo, diz ela, pretende aproveitar a estrutura e o conhecimento da equipe local, que é referência para outros países. “Vamos trabalhar a técnica corporal, o manejo dos aparelhos, o balé e corrigir e melhorar as coreografias, que já estão todas prontas”.

Segundo a técnica, tanto ela como as ginastas estão muito felizes com a oportunidade e aproveitando o máximo. “Estão cansadas, sabem que será uma semana bem puxada, mas muito felizes com a oportunidade de poder treinar ao lado de excelentes ginastas e numa estrutura invejável”, observou. “Somente treinar em um local como este, ao lado de ginastas do nível da Sadia, já é um aprendizado”, acrescentou.

Conforme a técnica da Sadia, Gracieli Morais, que trabalhará com as atletas durante a semana, o treinamento será bem intenso. O treinamento começou na segunda-feira à tarde e deverá estender-se até sábado pela manhã, com atividades diárias, pela manhã e tarde. Durante a semana toda será trabalhada a técnica corporal, preparação física, manejo dos aparelhos, dança e limpeza das coreografias. Segundo ela, sempre é um prazer receber em Toledo atletas de outros países, o que demonstra que o trabalho feito na Sadia em Toledo, é bem visto no Sul da América e o trabalho serve de referência para outros países, o que é muito gratificante.

O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo, com 28 anos de atuação no município, é patrocinado pela Sadia, conta com as parceiras do Sesi, prefeitura de Toledo e com o copatrocínio de O Boticário e Sanepar, através de recursos obtidos pela da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.

Sem nome %281144 x 250 px%29