Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

SAÚDE

Órgãos de Saúde realizam atividades de ação e prevenção ao uso e abuso de bebidas alcóolicas

Ação acontece na Praça Willy Barth

08/06/2018 - 10:36


Nesta sexta-feira, (08) os serviços de saúde da cidade de Toledo realizam ação de conscientização ao uso e abuso de bebida alcoólica. O dia 10 de junho é o Dia Estadual de Prevenção contra o Uso e Abuso de Bebida Alcoólica, conforme lei Nº 233/2016. Dentre as ações estão orientações acerca da prevenção e redução de danos aos alcoolistas e suas famílias e demais interessados. As orientações serão realizadas na Praça Willy Barth.

O objetivo é proporcionar espaços de reflexão a partir da promoção de atividades voltadas ao objetivo da lei, ou seja, a redução dos danos sociais à saúde e à vida, causados pelo consumo exagero no consumo de bebidas alcoólica, além da divulgação dos serviços existentes ofertados à população usuária, que procura tratamento e atendimento especializado.

A coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) Lauana Voss explica que as pessoas com algum tipo de sofrimento devido ao uso de substância psicoativa com residência fixa em Toledo podem procurar o CAPS AD localizado na Rua Bento Munhoz da Rocha Neto, 1876 Jardim La Salle, e os pacientes pertencentes aos municípios atendidos pela 20ª Regional de Saúde, bem como aqueles em situação de rua poderão procurar o CAPS AD III localizados na Rua Independência, 1983, Jardim La Salle, para que possam realizar o tratamento.

Quando houver necessidade de desintoxicação por até 14 dias os pacientes de Toledo e demais municípios (consorciados do Ciscopar) poderão fazer esta modalidade de tratamento no CAPS AD III.

Segundo Lauana Voss a ação dará inúmeras orientações pertinentes quanto ao consumo de bebida alcoólica. “As atividades do Dia Estadual de Prevenção ao Uso e Abuso de Bebida Alcoólica trazem algumas orientações: a bebida alcoólica é a droga mais consumida no país; não é recomendável a ingestão pelas gestantes; crianças e adolescentes não podem e não devem beber; o abuso no consumo de bebida alcoólica pode impactar na família; não existem limites seguros de consumo de álcool para motoristas; o abuso de bebida alcoólica pode alterar o setor produtivo nacional, pois causa acidentes de trabalho, perda de eficiência e absenteísmo; e a bebida alcoólica pode causar várias doenças” pontuou.

Além das orientações serão realizados testes de HIV, Sífilis e Hepatites, aferição de pressão arterial e exame de glicemia.

2web banner 550x250px
550x250px