Acadêmicos do 7º período de Publicidade e Propaganda da FAG Toledo montaram uma campanha publicitária para a Associação dos Focinhos Carentes de Toledo (AFOCATO), uma instituição que acolhe animais de rua ou que passaram por situações de maus tratos, cuidando-os até que estejam aptos para adoção. Desde sua fundação a ONG enfrenta dificuldades para conseguir doações para custear tratamentos veterinários e cuidadores com condições de adotar. Os acadêmicos Emanuelly Meurer, Jennifer Paloma, Jéssica Brum, Lucas François e Tiago Silva participaram da elaboração e execução do projeto, orientados pelo professor Sergio Kulak na disciplina de “Atelier de Criação III”. “Na parte teórica da disciplina nós aprendemos que os cartazes e as redes sociais são ótimos caminhos para a realização de uma campanha direta e que atinja um público satisfatório, por isso usamos estas duas ferramentas como base do trabalho”, comenta a acadêmica Emanuelly Meurer.
Nos cartazes para as redes sociais os estudantes abordaram o tema Abril Caramelo, que trata da prevenção da crueldade contra animais. Com frases de humor e impactantes eles trataram sobre a importância do ser humano ser mais sensível aos animais. “As nossas ações foram baseadas de acordo com o nosso público que já conhece a marca AFOCATO e para aqueles que conhecem e não entendem a verdadeira função da entidade. Para isso usamos de campanhas institucionais para educar e ensinar às pessoas o principal objetivo, que é ajudar os animais carentes de Toledo para que consigam encontrar cuidadores”, explica a acadêmica Jéssica Brum.
Na fanpage da ONG no Facebook as publicações tiveram mais de 10 mil visualizações. Uma parte delas é orgânica, ou seja, de usuários que já costumam visualizar as publicações na página da AFOCATO, mas os acadêmicos foram atrás de doações em empresas da cidade e conseguiram impulsionar as publicações, alcançando um público ainda maior nas redes.
“Com os cartazes espalhados pela cidade de Toledo e mais as postagens impulsionadas, nós alcançamos um ótimo público. Números bem expressivos que com certeza contribuíram para conscientizar a população sobre a adoção dos pets” comemora o acadêmico Tiago Silva.
As campanhas realizadas pelos acadêmicos estão disponíveis no Instagram e Facebook da AFOCATO.