1144x150 %284%29

ESPORTES

Copa Oeste de GR serve de preparação para outras competições

As disputas foram realizadas no ginásio de esportes do Sesi

12/06/2018 - 15:59


A primeira etapa da 13ª Copa Oeste de Ginástica Rítmica, realizada no último sábado, 9, em Toledo, serviu de treino para as atletas que estão se preparando para as competições estaduais e nacionais, incluindo Jogos Abertos, Escolares e da Juventude, Campeonato Paranaense e Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica. As disputas foram realizadas no ginásio de esportes do Sesi, centro de treinamento da equipe de rendimento da Sadia, e reuniu equipes dos municípios de Toledo, Cascavel, Mercedes e Marechal Cândido Rondon.

A participação foi menor neste ano, mas as atletas que prestigiaram apresentaram um bom trabalho, o que é uma demonstração que a ginástica rítmica no oeste do estado está crescendo e se fortalecendo, segundo avaliou a coordenadora do evento, a técnica da Sadia, Adelina Magedanz Dalazem. “Por ser a primeira etapa da competição e a desistência de algumas prefeituras de apoiar a modalidade, tivemos uma participação menor do que nos anos anteriores. Além disso, é um novo ciclo que está iniciando, com novas coreografias, o que exige um pouco mais de tempo para as atletas se prepararem”.

Ela ressaltou também que a Copa Oeste serve de parâmetro e treino para as atletas que estão se preparando para competições oficiais da Federação e Confederação de Ginástica, além da Secretaria Estadual de Esportes, e comprova que a Copa Oeste continua cumprindo com o seu objetivo de oportunizar a estas meninas participar de competições, ganhando maior experiência em quadra.

Durante a Copa Oeste, a atleta Karine Walter, da Sadia, foi homenageada pelo coordenador da equipe de rendimento Pedrinho Furlan, pela conquista do oitavo lugar na final de bola no Torneio Internacional Corbeil Essones, nos dias 5 e 6 de maio. A ginasta foi finalista no aparelho bola entre as 24 concorrentes, representantes de vários países do mundo, classificando-se para a final. Quem prestigiou a competição pode ver a série de bola da atleta, que teve um excelente desempenho em quadra. “A Karine apresentou a série aqui em Toledo, melhor do que na França. Se ela tivesse se apresentado lá assim, com certeza teria tido uma nota ainda melhor”, avaliou a técnica Gracieli Morais.

Conforme ela, a Karine, que está apenas com 16 anos, está crescendo e amadurecendo bastante e a expectativa é de que em toda a competição que ela participe, independente do nível e das adversárias, ela faça uma boa apresentação, para se preparar para o seu principal objetivo neste ano, que é o Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica.

 A equipe da Sadia participou e garantiu pódio nas categorias pré-infantil nível I, infantil nível I, Juvenil nível I e adulto nível I. No pré-infantil, Graciela Silva ficou em primeiro, Thayla da Silva, em segundo e Danieli Panini, em terceiro. No infantil, Ana Júlia Oldoni ficou em primeiro, Isabelle da Silva em segundo e Maria Alexandre em terceiro. No juvenil, Kauany Paes foi a campeã, Antonella Paz, vice-campeã e Allanis do Nascimento ficou em terceiro. No adulto, Karine Walter ficou em primeiro e Rafaela Silva, em segundo.

O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo, com 28 anos de atuação no município, é patrocinado pela Sadia, conta com as parceiras do Sesi, prefeitura de Toledo e  com o co–patrocínio de O Boticário e Sanepar, através de recursos obtidos pela da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.

Sem nome %281144 x 250 px%29