1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Festival Gospel consolida-se e passa a regional

“Emocionante”. Essa foi a definição feita pela Secretária da Cultura, Rosângela Reche, referindo-se ao 5º Festival Regional de Música Gospel, realizado de sexta-feira (17) a domingo (19), no Teatro Municipal de Toledo. Foram 51 apresentações, divididas em três categorias: Juvenil; Adulto e Especial. O Festival é uma realização da Secretaria da Cultura do município.

20/06/2011 - 14:17


A novidade a partir desta edição foi que o Festival deixou de ser municipal, abrangendo toda a região. Conforme Rosângela, o evento vem renovando e se inovando a cada edição. “O Festival Gospel está crescendo cada vez mais. Para esta edição conseguimos passá-lo de municipal para regional. Isso foi muito bom, superando todas as nossas expectativas”.
A secretária comenta que essa é uma oportunidade dos cantores estarem mostrando seu trabalho, agora de uma forma mais abrangente. “Essa é uma maneira dos artistas poderem mostrar seu trabalho, já que muitos cantam apenas em igrejas ou corais. Se antes o Festival já era apreciado por toda a região, agora eles têm um motivo a mais para querer participar e mostrar seus talentos”.
A cada nova edição, novos artistas surgem com intuito de cantar e alegrar quem confere o Festival. Segundo Rosângela, a profissionalização e a qualidade dos cantores surpreenderam.”Nos surpreendemos com o nível dos candidatos. A cada edição recebemos mais inscrições, mais interessados e mais cantores de qualidade”.
De acordo com a secretária, nos três dias do evento, mais de três mil pessoas compareceram ao Teatro para conferir um espetáculo de vozes.

Gospel
A música gospel está crescendo a cada vez mais no Brasil, e em Toledo a situação não é diferente. Para Rosângela, isso demonstra que o município não está atrás dos grandes centros. “É importante lembrar o trabalho da administração pública em valorizar a música gospel, pois estas canções apresentam e mostram um resgate de valores da família, que nos dias de hoje está sendo deixado de lado. E esse é objetivo do Festival, trazer algo de qualidade, de conteúdo, pois vimos como a comunidade religiosa tem participado, seja cantado ou apreciando. A tendência é que a música gospel cresça ainda mais”.
Para o vencedor da categoria Adulto, Gabriel Bueno, o objetivo maior da participação era louvar a Deus e transmitir uma palavra de paz e amor. “O prêmio foi conseqüência. Eu dei o meu melhor e, para mim, o importante não era competir, mas mostrar de uma forma e agradecer a Deus, pelos nossos talentos”. Gabriel é universitário e tem a música como um hobby. Atualmente suas participações de canto acontecem na igreja, onde freqüenta.

Festin – O próximo evento a ser realizado pela Secretaria da Cultura será o Festival de Inverno (Festin). O evento deve acontecer de 29 a 31 de julho, em sua 36º edição. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até dia 19 de julho. Mais informações podem ser obtidas no site da prefeitura: www.toledo.pr.gov.br e também na Casa da Cultura, pelo telefone: 3252 2833.


Confira a seguir os vencedores do Festival Gospel por categoria:
Categoria Juvenil:
1º Matheus Felix, Barrabas, Toledo;
2º Beatriz Saraiene, Até o Fim, Toledo;
3º Fábio Henrique, Paraíso, Toledo;
4º Maria Gabrielly, Humano Amor de Deus, Tupãssi;
5º Mayara Arielly, Deus é Capaz, Toledo;
6º Marina Jakovacz, Apaixonado, Toledo.

Categoria Adulto:
1º Gabriel Bueno, És o meus Herói, Cascavel;
2º Lucas Jordam, Eu tenho um Deus, Toledo;
3º Patrícia Souza, Foi Deus que fez você, Toledo;
4º Márcia Regina, Ninguém me impedirá de Louvas, Toledo;
5º Eduardo Souza, Hallyluya, Toledo.

Categoria Especial:
1º Merliane, Soube que me amava, Toledo;
2º Lucas Bloemer, Sobre as águas, Toledo;
3º Duio, Te amo tanto, Toledo;
4º Fabrício, Deus de Promessa, Mal. Cândido Rondon;
5º Sandro, O Escudo, Mal. Cândido Rondon.


Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29