1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Começam cursos da Escola de Administração Pública

Nesta segunda-feira (20), a Escola de Administração Pública Municipal iniciou os cursos de formação para guardas municipais e de aperfeiçoamento da atenção básica em saúde bucal. Criada em março de 2011 e em funcionamento no Jardim La Salle no prédio da Secretaria de Educação, a Escola contou nas aulas inaugurais desses cursos com a presença do prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, além dos secretários de Saúde, Denise Liell; de Segurança e Trânsito, João Vianei Crespão e de Recursos Humanos, Marisa Cardoso.

20/06/2011 - 14:26


A vencedora da licitação para oferecer os cursos, Fasul, contratou mestres, doutores e especialistas em sua respectiva área para lecionar aos servidores. “Esta foi uma exigência da Prefeitura e prevista na licitação. Buscamos profissionais que aliassem conhecimento acadêmico e experiência no serviço público”, explica o coordenador de pós-graduação da Fasul, Osmar Antônio Conte, apontando que a Escola representa um avanço de qualidade para toda a comunidade “Além da formação continuada, a escola configura-se como um espaço de encontro e debate entre os próprios pares de cada categoria”.
Além de representar o cumprimento do Estatuto dos Servidores Públicos Municipais, a implementação da Escola de Administração Pública adequa-se aos novos tempos do funcionalismo público. “No passado, existiam os cursos, mas não da forma organizada e conforme a real necessidade da administração e dos servidores”, analisa a secretária de Recursos Humanos, Marisa Cardoso, ressaltando a presença e a participação dos servidores aos cursos, que são oferecidos gratuitamente e irão somar pontos à progressão dos servidores em suas carreiras. “Decidimos começar os cursos pelas categorias que atendem diretamente ao público e por isso necessitavam com maior urgência desta capacitação. Os guardas municipais, por exemplo, receberão 200 horas de aulas, inclusive com a participação da Polícia Militar, obtendo informações tanto para preservar o cidadão quanto a si mesmo”.
O outro curso desta semana, aperfeiçoamento da atenção básica em saúde bucal, será ministrado até o dia 22 de junho, totalizando 24h de duração. Na sequência, os servidores que atuam em saúde mental terão curso de 25 a 27 de junho, sobre a introdução à saúde mental, totalizando 40 vagas e um total de 24 horas de treinamento. Ainda em junho, no período de 27 de junho a 8 de julho será oferecido um curso para agentes comunitários de saúde. Ao todo, 110 agentes participaram do treinamento, que contará com 40 horas de atividades.
Em julho começam outros dois cursos. Nos dias 1 e 2  será realizado o primeiro módulo do curso de aperfeiçoamento em serviços de assistência e administração, para assistentes e analistas em administração. A segunda turma do mesmo curso será nos dias 8 e 9 de julho. Ao todo, 200 servidores serão contemplados com este treinamento, divididos em dois grupos. Serão quatro módulos de treinamento, totalizando 48 horas de curso para cada turma.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29