O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da FAG Toledo participou no último sábado (23) do Dia da Cidadania na Praça Willy Barth. O evento organizado pela seccional Toledo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) reuniu profissionais da área e estudantes de Direito, que prestaram orientações sobre justiça com foco nos direitos dos idosos, crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, família, trabalho, direito eleitoral entre outras áreas. A equipe da FAG montou um estande na praça e participou do evento esclarecendo dúvidas diversas de quem passava pelo local.
Os trabalhos foram coordenados pelo professor Marco Batistella Longo que juntamente com os colegas e estudantes prestou esclarecimentos sobre as mais diversas frentes de atuação do NPJ da FAG Toledo. “Os acadêmicos puderam ter um contato direto com as demandas de pessoas migrantes, dentre elas a orientação para procedimentos de concessão de residência temporária e definitiva, opção de nacionalidade e naturalização bem como alguns casos de orientações envolvendo cidadãos com demandas da área de direito previdenciário e contrato de compra e venda de veículo com defeitos e compra pela internet, nesses dois casos, com auxílio do PROCON”, relata o docente, ressaltando sobre a importância da participação dos estudantes no evento. “Foi rica em aprendizado e compartilhamento de experiências entre veteranos e iniciantes, inclusive, além de ressaltar ainda mais, para a população, a importância da atuação do Escritório Modelo do NPF da FAG Toledo, na formação de futuros profissionais do Direito com responsabilidade, técnica aprimorada, e ética no trato”, comenta.
De acordo com a presidente da OAB Toledo, Solange da Silva, o evento é importante, pois aproxima os representes do órgão com a população em geral. “É um momento de integração entre os nossos advogados e o povo que mais precisa ter acesso ao Direito. Muitas vezes as pessoas deixam de procurar um advogado por achar que é caro, ou que caso dela é muito difícil e este é um momento em que as pessoas descobrem que em muitas vezes o processo pode ser bem mais tranquilo”, explica. A advogada que atua na área trabalhista afirma que as orientações repassadas Dia da Cidadania não direcionam os atendidos para escritórios da cidade. “Apesar de levarmos estas orientações de forma bastante clara nós não indicamos este ou aquele profissional para atender as causas, pois este não é o objetivo. A pessoa recebe o atendimento e posteriormente decide em qual escritório ou qual profissional quer contatar em busca de atendimento”, alerta.
Além dos profissionais do Direito, uma equipe do Procon de Toledo também participou das ações, orientando a população sobre os direitos do consumidor. A ação acontece em todas as seccionais da OAB do Paraná durante os meses de junho e julho.