Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Levantamento mostra potencial turístico do interior

O município de Toledo está fazendo um trabalho de levantamento de dados sobre o potencial turístico da área rural do município. O levantamento dos dados está sendo feito pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo e Emater, com o apoio da NEC Assessoria, e foi apresentado na terça-feira (26), ao prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, que aprovou a ideia.

26/10/2010 - 15:20


Foram visitados 22 pontos, no interior do município, com levantamento de fotos e informações sobre as propriedades, o interesse dos proprietários em abrir as portas para o turismo e as potencialidades existentes. O prefeito de Toledo quer incentivar a exploração do turismo rural como alternativa de renda aos pequenos produtores e para isso o município deverá apoiar em algumas áreas. O primeiro passo está sendo o levantamento das potencialidades e proprietários interessados em investir na área. Para viabilizar o projeto, a administração poderá fazer investimentos na melhoria de acessos, sinalização, identificação das propriedades com selo turístico, treinamento, através de uma parceria com Foz do Iguaçu, SEBRAE, entre outros, produção de material de divulgação, entre outros incentivos e parcerias a serem definidos em conjunto. “Queremos aproveitar o potencial do município e valorizar as pequenas propriedades, gerando mais uma fonte de renda aos produtores”, destacou o prefeito de Toledo.

O projeto também deverá abranger propriedades como laticínios, que já manifestaram interesse em fazem parte do roteiro da produção de Toledo. A intenção do projeto é valorizar propriedades rurais que desenvolvem atividades como produção de bolachas, queijos, conserva de ovos de codorna, flores, melado, entre outros, além de cantinas de vinho, belezas naturais e áreas de lazer, praças e monumentos no interior, festas populares, feira do produtor, o turismo religioso, com igrejas e eventos religiosos, e o artesanato.

“A maioria dos produtores manifestou interesse no projeto. Eles ficaram muito entusiasmados com a perspectiva de obter dividendos através do turismo rural”, afirmou o turismólogo Francisco de Oliveira Campos, da NEC Turismo. Segundo ele, o município tem um potencial muito grande nesta área a ser explorado.

No levantamento do interesse dos proprietários foram visitadas 22 propriedades rurais, incluindo produtores de queijos, vinhos, ovos de codorna, flores, pesque pagues, entre outros locais. Todos manifestaram interesse no projeto e sugeriram para isso apoio do município melhorando os acessos das propriedades, treinamento e divulgação, com sinalização de acesso aos locais e folder. A próxima fase, conforme o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Narcizo Müller, será a produção de folders com o roteiro das propriedades rurais e reuniões com os produtores interessados em investir no projeto, para a definição de ações a serem desenvolvidas para melhorar a estrutura e garantir o atendimento dos turistas. “Pequenos investimentos, tanto pelo município como pelos produtores, poderão viabilizar os projetos”, acrescenta o diretor do Departamento de Indústria e Comercio, Gilberto Engelmann, que acompanhou o levantamento dos pontos turísticos.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29