1144x150 %284%29

EDUCAÇÃO

Oficina de Ciências e Biologia analisou o ciclo de vida do bicho-da-seda

Na semana passada, o Núcleo Regional de Educação de Toledo, através das Coordenações de Ciências e Biologia, e em parceria com a Unioeste – Campus Cascavel, realizou a oficina Ciclo de Vida do Bicho-da-Seda: do Ovo ao Fio, ministrada pelas professoras Rose Meire Costa Brancalhão, Ednéia Fátima Brambilla Torquato, Lucinéia de Fátima Chasko Ribeiro e Celeste da Rocha Paiva.

21/06/2011 - 14:53


A oficina trouxe informações sobre o ciclo de vida do Bicho-da-Seda, um inseto de importância econômica, social e ambiental para o ser humano. O bicho-da-seda é um inseto holometábolo, ou seja, que apresenta metamorfose completa durante o seu desenvolvimento. “Durante seu ciclo de vida este inseto passa por vários estágios: ovo, lagarta ou larva, pupa ou crisálida e mariposa”, explica a coordenadora de Ciências no NRE Toledo, professora Dalva Veronica Stoffel, que também comenta sobre outro tema abordado na oficina. “Foi ressaltada a importância da sericicultura nas pequenas propriedades rurais, onde predomina o trabalho familiar”, afirmou.
A oficina teve certificação de oito horas. Participaram dezenove professores dos municípios de Toledo, Ouro Verde do Oeste, Marechal Cândido Rondon, São Pedro do Iguaçu, Santa Helena, Tupãssi, Guaíra e Maripá. A coordenadora de Biologia do NRE, professora Rosemarie Margareth Zeni, avalia o encontro. “Os professores participaram com muito interesse das dinâmicas e atividades sugeridas. Todas as metodologias propostas podem ser aplicadas em sala-de-aula”, disse. Ela ainda ressaltou a importância do Bicho-da-seda nas indústrias: têxtil, cosmética, alimentícia e em pesquisas na área da medicina.  

Materiais Didático-Pedagógicos
Fortalecendo a parceria entre Núcleo de Educação e Unioeste nessa oficina, será encaminhado as escolas e colégios do NRE um material didático-pedagógico, composto pelo livro “Biologia Celular Básica: Técnicas e Atlas” e pela revista em quadrinhos “A Vida do Bicho-da-Seda”. Ambas as obras são de autoria e co-autoria da oficineira Rose Meire Brancalhão e são uma produção do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Unioeste – Campus Cascavel.

 

Da Assessoria - NRE
 

Sem nome %281144 x 250 px%29