1144x150 %284%29

TOLEDO

Florir Toledo prepara jovens em busca do primeiro emprego

Para auxiliar esse ingresso no mercado de trabalho, o projeto Florir Toledo oferece curso profissional aos integrantes.

17/07/2018 - 15:36


Para muitos jovens, um dos momentos mais esperados para a vida adulta é uma oportunidade para o primeiro emprego. Para auxiliar esse ingresso no mercado de trabalho, o projeto Florir Toledo oferece curso profissional aos integrantes. Na semana passada, eles participaram da aula de encerramento do curso de garçom e garçonete. Eles aprenderam a montar mesa; organizar os talheres, pratos, copos; anotar o pedido, entre outras tarefas da profissão.  O curso foi ofertado pela Secretaria de Assistência Social e Proteção à Família.

Luan Gomes de Lima, de 17 anos, está se preparando para um passo importante em sua vida: o trabalho. Depois de frequentar o Florir por quatro anos, ele começará a trabalhar como garçom em um restaurante. “Como eu já estava há algum tempo no Florir, surgiu a vaga e participei da entrevista. Fiz o processo seletivo, com indicação e fui selecionado. Estou ansioso para começar devido a toda a dificuldade que eu tive”. Este é um dos principais objetivos do Florir Toledo, que além de fortalecer os vínculos familiares objetiva o desenvolvimento pessoal e profissional.

Luan diz que o projeto o ajudou muito na procura de um emprego e indica o Florir Toledo para os adolescentes que buscam uma oportunidade. “Entrar no mercado de trabalho será muito bom, pois terei a minha independência financeira e maior responsabilidade. Por isso tudo eu aconselho os meus amigos e aos demais jovens a participarem do Florir, pois se trata de uma porta de entrada para o mercado de trabalho, crescimento pessoal, convivência com outras pessoas e demais aspectos”.

Para quem tem a oportunidade, como Henrique Stroparo, que frequentou o Florir Toledo durante quatro anos e foi contratado para a empresa Coamo Agroindustrial, onde está trabalhando na Farmácia Veterinária o programa foi essencial na sua formação profissional.  “O Florir foi algo ótimo, eu aprendi muito fazendo vários cursos, onde pude adquirir muito conhecimento. Posso dizer que sem o Florir nada disso teria acontecido”.

Mas, alcançar este feito exige dedicação pessoal de cada jovem e de toda a equipe do Florir Toledo que tem feito essa intermediação com as empresas.  “No início deste ano, inserimos um jovem no mercado de trabalho, junto a empresa Lumiar Turismo. Ele estava há cinco anos conosco e agora trabalha no setor administrativo”, comenta o coordenador do Florir Toledo Oséias Soares dos Santos.

Ele comenta que dentro desta modalidade os alunos são trabalhados para conseguirem a autonomia e responsabilidade que exigem um emprego. “Nós encaminhamos os jovens para a vaga, através de uma análise de perfil”,

Oséias conta que a ação faz parte da programação de cursos realizados no decorrer do ano. “O curso é uma porta de entrada para formação profissional.  Através destes cursos da Secretaria a perspectiva vai ampliando e em prol disso, o número de desistentes é zero. Porque ele busca planejamento e fortalecimento de vínculos”, salienta.

Mais cursos

No próximo mês, começa a segunda modalidade de cursos, que são eles: marketing pessoal e práticas administrativas e curso de viveirista, onde os alunos aprendem a organizar as plantas. “Neste semestre aconteceram a parte teórica dos cursos de garçom e jardineiro. Nosso objetivo por meio do programa é ir além do simples fato de ofertar oficinas, mas sim transformação de vidas com foco no futuro”, complementa.

Atualmente, 54 adolescentes participam das oficinas e cursos ofertados na área profissional. O projeto foi instituído em Toledo no ano de 2006 e atendeu mais de 300 jovens nesse período. Podem participar do programa: jovens entre 13 a 17 anos no horário de contraturno escolar.

Sem nome %281144 x 250 px%29