Casa de not%c3%adcias 1144x150

ESPORTES

Toledo é destaque na segunda etapa do Campeonato Paranaense de Handebol em cadeira de rodas

A equipe toledana disputou quatro jogos em cada categoria e saiu vitorioso em todas as oportunidades.

18/07/2018 - 17:26


Toledo foi mais uma vez destaque em uma competição de alto nível no Handebol em Cadeira de Rodas (HCR). A equipe local foi a grande campeã nas duas categorias disputadas na segunda etapa do Campeonato Paranaense, que aconteceu no último final de semana em Maringá.

O time de Toledo foi campeão no masculino e no misto. A equipe toledana disputou quatro jogos em cada categoria e saiu vitorioso em todas as oportunidades.

Atualmente o Handebol em Cadeira de Rodas é praticado em quatro continentes, mas tudo isso começou em Toledo no ano de 2005. A modalidade foi criada no Campus II da Universidade Paranaense (Unipar) e foi levada de Toledo para o mundo. O HCR está pleiteando um lugar no quadro de modalidades que fazem parte dos Jogos Paralímpicos. A expectativa é de que em 2020 o HCR já faça parte dos Jogos.

Para o treinador das equipes de Toledo, Anderson Ceroni, os resultados nesta competição mostram a força e o desenvolvimento do trabalho feito em Toledo na modalidade. “São títulos expressivos no meio esportivo da modalidade, uma vez que o Paraná vem se destacando como a competição de maior nível técnico do Brasil. A equipe mantém resultados importantes há alguns anos, mostrando a força da cidade que é pioneira na modalidade. Além do título conseguimos várias premiações individuais” avaliou o técnico que também comanda a Seleção Brasileira Feminina da modalidade.

O atleta Éder Lisboa conta que sua vida mudou  depois que descobriu o Handebol em Cadeira de Rodas. “Antes eu era meio acomodado, uma pessoa que não gostava muito de praticar esporte, não tinha muito foco. Agora sou uma pessoa focada nos estudos, no esporte e com grandes objetivos na vida”.

Além dos destaques coletivos as equipes de Toledo também foram a mais lembradas nas premiações individuais. Na categoria masculino Éder Lisboa foi eleito o melhor jogador e Edivaldo Dias Pedro o segundo melhor e Luiz Henrique Schuhmann o melhor goleiro. Na categoria misto Toledo teve a melhor jogadora e artilheira, Maria Olinda dos Santos e o melhor goleiro, Jean Marcos Lopes.

Agora as equipes de Toledo voltam as suas atenções para disputa da terceira etapa do Campeonato Paranaense, que será disputada pela categoria HCR7. No mês de setembro as meninas de Toledo disputam o Campeonato Brasileiro em Balneário Camboriú-SC. No mês de outubro será a vez da equipe masculina entrar em quadra no Campeonato Brasileiro, que acontece em Toledo.

Sem nome %281144 x 250 px%29