Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

GERAL

Gerente da Itaipu visita o Programa de Educação Especial

O objetivo principal é promoção de acessibilidade do Polo a todos seus visitantes.

23/07/2018 - 14:38


O Professor Janer Vilaca, Gerente do Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, Programa de Desenvolvimento Sustentável, da Fundação Tecnológica de Itaipu - Brasil, visitou o Programa de Educação Especial da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel, sendo recebido pela coordenadora, Professora Lucia Zanato Tureck,

O interesse do Gerente do Polo Astronômico deve-se pelo reconhecimento da atuação do Programa de Educação Especial da Unioeste em relação às necessidades específicas apresentadas por pessoas com deficiência, pela compreensão de que a acessibilidade não se reduz à eliminação de barreiras arquitetônicas, mas estende-se às diversas formas de comunicação e de intermediação de conhecimentos e informações.

O objetivo principal ao estabelecer a interlocução do Polo Astronômico com o Programa de Educação Especial da Unioeste encontra-se na perspectiva da promoção de acessibilidade daquele Polo a todos seus visitantes. Relata o Professor Janer Vilaca que o Polo Astronômico recebe grupos de alunos e de professores, além de turistas e pessoas da comunidade local e regional, sendo preocupação da instituição aprimorar a recepção aos visitantes e, principalmente, aperfeiçoar as possibilidades de acesso ao conhecimento científico. Já foram recebidos alunos com diversas deficiências, provocando a equipe de professores e monitores do Polo a buscarem as adequações de acessibilidade.

O acordo firmado entre a coordenadora do PEE e o Professor Janer Vilaca inclui visita de integrantes do PEE ao Polo Astronômico e participação em reunião com a equipe local, sendo finalidade analisar as necessidades de acessibilidade, bem como, a formulação de futuros projetos em parceria, principalmente voltados para as áreas da surdez e da cegueira.

O Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, criado em 2009, está localizado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) - na área da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu. Caracteriza-se como um centro de ensino não formal que visa a disseminação da astronomia e a construção de uma cultura científica, por meio da popularização das ciências e em prol de uma educação de qualidade. 

Com um espaço de 500 m2 de área construída, o complexo destaca-se por reunir atividades no planetário, no observatório astronômico e nas demais estruturas interativas. Além do público acadêmico, incluindo professores e alunos de todos os níveis de ensino, o Polo Astronômico também recebe um grande número de turistas.

O Polo integra uma rede internacional de observatórios para monitoramento de asteroides, onde todas as atividades são demandas e registradas pelo Centro de Planetas Menores, da rede de observatórios da União Astronômica Internacional.

C%c3%b3pia de web banner 550x250px