Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Vila Boa Esperança ganha nova creche

A empregada doméstica Ivanir de Souza Carvalho, três filhos, era uma das mães que prestigiou na terça-feira, 21, a inauguração do centro de educação infantil Elízia Carraro, na Vila Boa Esperança. Ela está na lista de espera para uma vaga para o caçula, Guilherme, de cinco meses, que hoje fica com a avó, enquanto ela trabalha.

22/06/2011 - 11:04


“Se meu filho estiver na creche eu posso trabalhar mais tranqüila. Eu sei que na creche ele vai estar bem cuidado”, diz ela, que mora há três quadras da nova unidade e que hoje faz uma ginástica diária levando o filho até o bairro São Francisco, onde mora a mãe, antes de se dirigir para o trabalho. “Vai ficar bem mais fácil e mais tranqüilo”, acrescenta ela, que também colocou os seus outros dois filhos, hoje em idade escolar, na creche.

Técnica de enfermagem, Margarete Deina não troca a creche pelos cuidados de uma babá ou da avó. Laura, de 11 meses, adora a creche que atualmente freqüenta, no Jardim Pancera, e a mãe vai trabalhar tranqüila, sabendo que a filha esta bem cuidada. “Avó bajula muito a criança, dá doce na hora errada e não impõem as regras necessárias no momento certo”, comenta ela, em tom de brincadeira. A menina freqüenta a creche desde os seis meses de idade e ela conta que os bons hábitos já estão presentes na educação. Ao contrário de outras crianças até maiores, a pequena não rejeita verduras, legumes e frutas, e tem hábitos bastante saudáveis. “A qualidade das nossas creches é excelente e estou muito satisfeita com os resultados”, diz ela.

Sueli Pavan, que acompanhava o filho que freqüenta a creche no CAIC e faria a apresentação da noite, também destacou a qualidade do investimento e a importância do trabalho pedagógico. Professora, ela destaca que o desenvolvimento das crianças da creche é idêntico aos que freqüentam o ensino regular. Leliane Regina Trevisan, auxiliar de produção, também concorda com a importância do trabalho pedagógico desenvolvido com as crianças. Para ela, ter a criança na creche é uma tranqüilidade muito grande para os pais. Ela destaca a importância destes investimentos e pediu que a administração continue investindo no setor e em outras áreas, como a ampliação do ensino integral. Hoje ele está presente em algumas escolas nas primeiras séries.

Na entrega da obra, o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, destacou a importância destes investimentos, que vão dar mais qualidade de vida às pessoas através da melhor formação das crianças e tranqüilidade aos pais que trabalham fora. “É um espaço que a comunidade está ganhando para alfabetizar e proteger a criança”, disse o prefeito, ressaltando a dificuldade que a administração municipal teve para a localização de um espaço, no centro do bairro, como a comunidade queria. Ele destacou ainda o apoio do Legislativo na aprovação do projeto, especialmente dos vereadores João Martins e Expedito Ferreira, que estavam presentes à solenidade, juntamente com o vereador Luís Fritzen e Leoclides Bisognin.

Integrantes da família Carraro também prestigiaram a entrega e agradeceram o reconhecimento da administração municipal dando o seu nome à unidade. Elizia foi professora, diretora de escola, integrante da pastoral do idoso, zeladora de capelinha e teve uma participação destacada na comunidade.

 

 

 

Rua ganha tratamento diferenciado

A rua Eldorado, em frente ao centro de educação infantil Elízia Carraro, recebeu um tratamento especial. Até a sede da unidade foi feita um elevado em paver, que deverá contribuir para reduzir a velocidade no local, além do recapeamento asfáltico. A rua também foi a segunda de Toledo a beneficiar-se do programa “Cores da Minha Rua”. O projeto prevê a pintura de muros de determinadas ruas para deixar a cidade mais bonita. A primeira rua pintada foi a Cyro Fernandes do Lago, na Vila Pioneiro, e a segunda a Eldorado, com a participação da iniciativa privada e meninos de projeto social. A empresa Bigolin Materiais de Construção cedeu a tinta para a pintura da rua e o trabalho foi feito pelos meninos do programa Agente Jovem da Secretaria Municipal de Assistência Social.

 

Da Assessoria

 

Sem nome %281144 x 250 px%29