1144x150 %284%29

TECNOLOGIA

ConectaPR promove integração com o ecossistema global de startups

Realizado pelo Sebrae, em Curitiba, maior evento de startups do Paraná confirma participação de representantes do Vale do Silício, China e Chile

27/07/2018 - 11:25


Conectar ideias, empreendedores, investidores e negócios, compartilhar potencial inovador e ganhar mercado, até mesmo mundial. Este será o ambiente do ConectaPR 2018, o maior festival de empreendedorismo para startups do Paraná. Este ano, os participantes terão a oportunidade de contatar e ouvir as experiências de representantes de ecossistemas internacionais de inovação, como Nicolas Vega, da Startup Chile; Fernando Figueiredo, da Oaktech, situada no Vale do Silício (EUA), sede de empresas como Apple, Facebook e Google; e Ricardo Geromel, da Startse China.
 
Rafael Tortato, coordenador estadual do projeto de Startup do Sebrae/PR, afirma que uma empresa com este modelo de negócio surge, basicamente, para solucionar um problema real de um público consumidor ou de outra empresa. “Em vários casos, o empreendedor desenvolve uma solução que se encaixa em uma empresa de fora do Brasil. Mas, está preparado para o mercado internacional?”, pondera Tortato. O ConectaPR, que acontecerá nos dias 17 e 18 de agosto, no Sebrae/PR em Curitiba, será uma oportunidade para fazer essa análise e se aproximar destes mercados.
 
Para Tortato, a internacionalização de startups é favorecida pelo fato de muitas não dependerem da venda de produtos e serviços entregues, fisicamente. “Por isso a importância do empreendedor pensar em atuar globalmente desde o início. O ConectaPR será um evento para criar conexões, receber mentoria com agentes externos, participar de painéis com grandes empresas, assistir a workshops de profissionais de referência e gerar networking”, comenta o coordenador.
 
Internacionalização


O berço mundial das novas tecnologias é o Vale do Silício. A região abriga aproximadamente 15 mil startups em atividade atualmente, segundo o estudo The Global Startup Ecosystem, elaborado pela Startup Genome em parceria com a Global Entrepreneurship Network. É lá que nasceram gigantes como Apple, Facebook, Google, Ebay, Yahoo!, HP, Intel e Microsoft, entre muitas outras.
 
O Startup Chile é considerado um dos principais programas de aceleração do mundo. Criado pelo governo chileno, tem como objetivo disseminar a cultura empreendedora e transformar a região em um dos maiores polos de empreendedorismo e inovação da América Latina. Para isso, fornece vistos de trabalho e valores em dinheiro para startups se desenvolverem localmente, levando riquezas para o país.
 
Nicolas Vega, da Startup Chile, acredita que o ConectaPR será um ponto de partida para ideias e oportunidades, bem como de aproximação de startups com mentores, parceiros, programas de aceleração, consolidando uma rede própria no Paraná. “As startups têm um grau mais avançado de inovação, o que dá a elas um maior potencial para expandir seus negócios para outros mercados e países. Para isso, é fundamental ter contato com diferentes atores locais que possam ser atrativos para o negócio”, pondera Vega.
 
Já a China, tem despontado no cenário mundial de ecossistemas de startups. De acordo com o estudo The Global Startup Ecosystem 2017, das 20 cidades com os ecossistemas mais desenvolvidos do mundo, duas são da China e cinco estão na Ásia.
 
“O Chile, assim como o Vale do Silício, funciona como uma plataforma de startups internacionais, atraindo talentos do mundo todo para empreenderem lá. A aproximação de empresas paranaenses com esses ecossistemas globais de inovação poderá abrir uma série de oportunidades para os empreendedores. Além disso, na China, há outros polos de inovação com grande potencial de crescimento, onde boas oportunidades existem”, considera o coordenador do Sebrae, Rafael Tortato.
 
A programação do ConectaPR inclui 12 horas de evento, em cinco espaços simultâneos, totalizando 30 ações, como palestras, painéis e workshops. Começa na sexta-feira, dia 17 de agosto, às 13 horas, e se encerra às 13 horas do sábado, dia 18. A programação completa e o link de inscrições podem ser acessados em https://startup.sebraepr.com.br/conecta.
 

Sem nome %281144 x 250 px%29