Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

EDUCAÇÃO

Estudantes da FAG Toledo criam ferramenta para controle financeiro

Recurso desenvolvido pelos acadêmicos facilita o planejamento e o controle de gastos pessoaisRecurso desenvolvido pelos acadêmicos facilita o planejamento e o controle de gastos pessoais

31/07/2018 - 09:14


Acadêmicos do 4º período do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais da FAG Toledo desenvolveram um projeto de extensão especial para facilitar a vida de quem não consegue se organizar com as contas do dia-a-dia. Trata-se de uma planilha de planejamento familiar, construída a partir da plataforma Excel da Microsoft. 

“Ao final do mês é comum ouvir as pessoas dizendo que sobra mês e falta dinheiro e isto ocorre por que não há controle de gastos. Este é um fato que abrange grande parte da população brasileira, que em sua maioria não sabe onde seus recursos financeiros estão sendo aplicados”, explica a acadêmica Luana Bach, uma das idealizadoras da proposta.

É possível, com o controle através de planilha, fazer com que a receita financeira mensal sobre ao final do mês. “Pois quando passamos a conhecer nossos hábitos de consumo é possível planejar melhor o dia-a-dia. A ideia é eliminar desperdícios e superfluidades que somados acabam pesando no orçamento. Dessa forma será possível economizar todo mês e guardar dinheiro para criar um fundo de emergência”, explica a também idealizadora Aline Ribeiro.

A ferramenta foi desenvolvida na prática pelo acadêmico Marcelo Schmitz que distribuiu cópias para os colegas dos cursos de Gestão Financeira e Processos Gerenciais, que testaram e aprovaram os resultados. “As pessoas receberam muito bem a ideia e passaram a relatar sobre a importância de perceber como o rendimento é distribuído. Os gráficos que o projeto apresenta facilitam este entendimento”, relata o estudante, que resume a ferramenta criada como um planejador de gastos. “Todos temos objetivos na vida e é importante definir metas para entender como chegar ao futuro que almejamos. O controle é um dos primeiros passos. Claro que não podemos prever as emergências que possam vir a ocorrer ao longo do mês, por exemplo, mais se tivermos precavidos será muito mais fácil”, alerta.

Sem nome %28550 x 250 px%29
Sem nome %28550 x 250 mm%29