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EMPREENDEDORISMO

Micro e pequenas empresas paranaenses participam do ID Fashion 2018

Evento, considerado o maior em divulgação e comercialização da moda autoral paranaense, acontece pela quarta vez em setembro

06/08/2018 - 10:46


  • Evento

    No evento, marcas do vestuário paranaense poderão apresentar e comercializar seus produtos, ampliar suas redes de contato, patrocinadores, formadores de opinião e fornecedores/ Crédito: Divulgação ID Fashion

Vitrine da moda paranaense e o maior evento de divulgação e comercialização da moda estadual, a quarta edição do ID Fashion acontece de nos dias 25 e 26 de setembro, em Curitiba. Participarão estilistas consagrados, novos talentos e também micro e pequenas empresas do segmento que se destacam por seus produtos de qualidade. Promovido pela Fiep e correalizado pelo Sebrae/PR, o evento é aberto ao público e gratuito.

A cada edição, uma temática permeia a programação de atividades do ID Fashion. Neste ano, mundo híbrido é o tema da edição que pretende retratar como o acesso às comunicações possibilita que culturas opostas interajam e convivam. O objetivo é estimular a reflexão dos participantes sobre as diferenças e as interações que coexistem nos dias de hoje e resultam em relacionamentos harmônicos.

Adriana Kalinowski, coordenadora estadual do setor do vestuário do Sebrae/PR, explica que marcas do vestuário paranaense poderão apresentar e comercializar seus produtos, ampliar suas redes de contato, patrocinadores, formadores de opinião e fornecedores. A programação também inclui oportunidades para que os gestores das marcas conheçam a opinião de especialistas em moda e do consumidor final, a respeito de suas coleções.

“Está é uma excelente oportunidade para posicionar as marcas regionais no cenário nacional da moda. Por meio da colaboração do Sebrae/PR, o ID Fashion abre as portas para que micro e pequenas empresas do setor participem e tenham a possibilidade de mostrarem seus designs e produtos”, afirma Kalinowski.

No total, serão cinco as micro e pequenas empresas que participarão do evento. Elas integram o Projeto Fashion Business Sebrae e foram selecionadas para participar das atividades após um processo de curadoria promovido pela organização do ID Fashion. Entre os requisitos listados estavam avaliações a respeito do branding e identidade de marca, qualidade do produto, conceito e proposta da coleção que será apresentada com exclusividade na ocasião, originalidade e sintonia com o evento.

As marcas selecionadas de MPEs são a Brado, de Maringá, FZO, de Apucarana, Milho Guerreiro, de Curitiba, Carla Bergamask, de Cianorte, e Carlina Brugnera, de Francisco Beltrão. “Após passarem por um processo de avaliação, estas foram as empresas consideradas Top FiveSebrae/PR para o evento. Elas terão a oportunidade de desfilar sete looks que serão feitos exclusivamente para o ID Fashion. O grupo também poderá integrar o Living Lab & Store, espaço de exposição interativa das peças e de comercialização das marcas participantes”, detalhaAdriana Kalinowski.

Com 16 anos de atuação no mercado, a Milho Guerreiro produz peças direcionadas ao vestuário feminino. Atualmente, a marca curitibana vive períodos de transformação e remodelação empresarial. Foram instalados processos para modificar os canais de vendas, deixando de lado as lojas próprias e apostando no apoio de equipes comerciais para levar as peças para outros estados por meio de representantes. 

“A participação no ID Fashion é estratégica para nós uma vez que trará a visibilidade que necessitamos para este momento. Para impressionar, temos a botânica brasileira como tema central em looks que vão desde a moda praia até o ambiente de trabalho”, conta a empresária e gestora da Milho Guerreiro, Franciele Morbis.

De olho nas demandas crescentes do fast fashion, a Brado é focada em homens com idade de 28 a 33 anos que são atentos às tendências da moda e buscam transmitir sua personalidade por meio do estilo de vida e da forma como se vestem. Esta é a segunda vez que a empresa participa do evento. Em 2017, ano da estreia, após ouvir conselhos de especialistas, os dirigentes da empresa implantaram novas técnicas de acabamento dos produtos, melhorando a qualidade do material.

Nesta edição, nas passarelas e espaços de comercialização do ID Fashion a empresa levará uma coleção focada em atitudes que resultam em conquistas. Talita Lopes Chavenco, estilista da Brado, detalha que os visitantes conhecerão peças com conforto e tecidos estampados. “Estamos em processo de produção, mas adianto que serão roupas com expressão, que traduzem a identidade da marca e o que acreditamos. Estamos otimistas com a oportunidade e nos programamos para que após o desfile as peças já sejam comercializadas”, comenta.

Sobre o ID Fashion

Na quarta edição do ID Fashion, participam marcas tradicionais e já consolidadas no mercado de moda ao lado de novos nomes. Em comum, as marcas têm a identidade própria e potencial para firmarem-se ou reforçarem seu posicionamento no mercado de moda. Elas mostram ainda a força do setor têxtil e de confecções do Paraná, um dos mais importantes da indústria do estado, empregando cerca de 70 mil trabalhadores.

O ID Fashion é realizado pela Fiep – Federação das Indústrias do Estado do Paraná, por meio do Conselho Setorial da Indústria do Vestuário e Têxtil, em correalização com o Sebrae/PR. Mais informações estão disponíveis no site www.idfashionpr.com.br. Curtawww.facebook.com/idfashionpr e siga @idfashionpr.