1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Evite problemas ao comprar o presente do papai pela Internet

Os cuidados que o consumidor precisa adotar para evitar dores de cabeça com golpes, muito comuns nessas datas comemorativas

07/08/2018 - 15:23


O crescimento do e-commerce se dá em proporção muito maior nas datas comemorativas, quando se estabelece sempre um ambiente favorável às compras por impulso. No Dia dos Pais não será diferente. Há pela internet muitas promoções e o consumidor acaba muitas vezes sendo levado também pela facilidade de comprar com apenas um click. Se evita trânsito, problemas de estacionamento, se pode comparar preços e produtos. Murilo Couto, gerente sênior de Certificação Digital da Serasa Experian, diz que esses componentes favorecem a realização de golpes: “Para não se frustrar, é bom tomar certos cuidados”, adverte.

Para ele, as compras virtuais têm vários fatores muito positivos, mas em datas comemorativas e comerciais os criminosos fazem ataques de phishing, através do envio de emails, SMS e se valem de réplicas de sites de lojas conhecidas, tudo para enganar as pessoas e captar dados pessoais, informações do cartão de crédito e senhas, que podem inclusive serem usadas num momento seguinte”.

As tentativas de fraudes de identidade acontecem tanto no ambiente online quanto off-line. Representam por exemplo o ato de alguém tentar usar dados pessoas de terceiros para firmar negócios sob falsidade ideológica ou para obter crédito com a intenção de não pagar. Estes dados podem ser roubados por meio da internet e meios eletrônicos ou furtados diretamente da pessoa, que muitas vezes também perde os documentos e não se dá conta.

Por tudo isso, é bom ficar atento a alguns cuidados:

- Desconfie de super ofertas que chegam a você. Acesse o site em questão e veja se ele tem a proteção de um Certificado Digital SSL. Uma boa dica é verificar se no browser há um cadeado fechado. Esse “cadeado de segurança” fica em algum lugar da janela do navegador. Clique sobre ele e confirme se o Certificado Digital emitido está válido e em nome da loja.

- Essa mesma conferência pode ser feita no Selo de Segurança do site, que fica normalmente no pé da página.

- Outra dica é, ao acessar o site da loja, conferir se o HTTP tem a letra S, ou seja, HTTPS. Se tiver, você está num ambiente seguro e pode expor seus dados.

- Confira tudo isso, evite o impulso de olhar apenas o preço, a oportunidade de uma compra muito vantajosa.

- Além disso, há outros aspectos previstos pela Lei do Consumidor. Por exemplo o fato de que compras feitas pela internet também permitirem que o consumidor exerça o seu direito de arrependimento em até sete dias - contados da data da compra ou do recebimento do produto.

- Na internet também há lojas com frete grátis e outras que cobram para o envio. É bom tomar cuidado com isso antes de fechar a compra.

- Fique também atento à política de troca adotada pela loja.

- Caso você faça a opção por um presente num site de compra coletiva, como ofertas em restaurantes, clínicas de estética, por exemplo, confira se os descontos anunciados são de fato efetivos e veja todos os detalhes sobre o dia em que você pode usar o voucher e as condições e prazos de uso.

- Confira, por fim, o tempo de entrega do produto, pois a data está próxima.

- Tomadas todas essas precauções, aproveite bem a data e as compras seguras.

Sem nome %281144 x 250 px%29