1bbbf926 a162 45cc 909a caeeaf5ad17b

Compassion 857747 1920

EDUCAÇÃO

Estudantes da UFPR realizam simulação de sessões da ONU

Abertura do Model of United Nations será no dia 24 de agosto

10/08/2018 - 15:01


  • Ufpr

Diplomacia, negociações entre países e projetos internacionais. Pelo segundo ano consecutivo, a Universidade Federal do Paraná promove a Model of United Nations – uma simulação do trabalho realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU). A atividade acontecerá entre os dias 24 e 26 de agosto.
Tradicionalmente desenvolvida por estudantes, a programação é organizada pelo Partido Democrático Universitário (PDU), da Faculdade de Direito da UFPR, e contribui para a consolidação, em Curitiba, da prática já realizada em todo o mundo.
A estudante de Direito, Nahomi Helena Santana, participa de simulações desde o ensino médio e apresentou a ideia aos colegas de graduação em 2017. Depois do sucesso da primeira edição, com as vagas esgotadas em 24 horas, o segundo evento promete ser ainda mais interessante. 
“Neste ano, aumentamos as vagas e os comitês, além disso teremos uma Agência de Comunicação e as atividades do Conselho de Segurança serão todas em inglês. A nossa simulação é recente e voltada para fomentar a pesquisa, por isso há um professor que vai auxiliar a parte acadêmica dos estudos, das diretrizes e avaliação”, explica Nahomi.
A simulação abrange seis comitês: Conselho de Direitos Humanos (CDH); United Nations Security Council (UNSC); Corte Internacional de Justiça (CIJ); Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU); Agência de Comunicação (AC) e  Gabinete Histórico de Guerra (GH). Entre os temas a serem debatidos estão a escravidão contemporânea, direitos humanos e a Guerra do Afeganistão (2001).
A atividade é voltada para universitários de todas as graduações e funciona em sessões, assim como na ONU. “As pautas serão colocadas em discussão, os delegados precisam elaborar documentos, há negociações, coalizões e estatégia politica. Também deve haver envolvimento com os países em outros comitês para manter a conduta, não é possível o delegado de um país firmar acordo em uma sessão e em outra iniciar uma guerra”, exemplifica Nahomi.
A Agência de Comunicação, liderada pelo Centro Acadêmico de Comunicação Social (Cacos) da UFPR, vai simular pela primeira vez a cobertura de mídia, com direito à coletiva de imprensa.
Os delegados que se destacarem serão premiados. Segundo Nahomi, são vários fatores que determinam o bom desempenho dos estudantes na simulação. “Ter a melhorar oratória, mas ser incoerente com o que o país quer não adianta. Os melhores delegados buscam assinaturas, negociações e mantêm sempre o decoro”.
As pausas das sessões também são utilizadas estrategicamente para os países negociarem e fecharem acordos.
Mais de 140 estudantes se inscreveram para participar da atividade. “A simulação é uma experiência incrível que nos permite viver uma futura carreira, abre os olhos para o funcionamento da profissão na área, nos mais diversos cursos”, avalia a estudante.

II UFPRMUN

A cerimônia de abertura da simulação acontecerá no dia 24 de agosto, às 19h, com a participação confirmada do cônsul honorário da Holanda, Robert Willem de Ruijter, além de profissionais do Direito e de Relações Internacionais.
Toda a programação será realizada na Faculdade de Direito da UFPR, localizada no Prédio Histórico.
As quatro primeiras sessões, previstas para o sábado (25), terão duração de duas horas cada. A última, no domingo (26), será de três horas. A cerimônia de encerramento está marcada para o dia 26, às 11h.
Para assistir às atividades, será necessário preencher um formulário que estará disponível, nos próximos dias, na página do evento: 
www.facebook.com/UFPRMUN/