1144x150 %284%29

EDUCAÇÃO

Suicídio é tema da aula magna de Pedagogia da FAG Toledo

Estudantes e professores conheceram mais o assunto que tem sido motivo de preocupação entre profissionais da educação

10/08/2018 - 15:45


A aula magna do segundo semestre do curso de Pedagogia da FAG Toledo abordou um assunto polêmico, urgente e necessário: o suicídio. O convidado para palestrar foi o psicólogo Cristiano de Souza, docente do curso de Psicologia do Centro FAG. Para alunos e professores do curso ele falou sobre a importância do profissional da educação estar bem informado e atento as diversas situações que podem culminar em uma tentativa de suicídio. “É preciso desmistificar o tema porque existe muito aquela ideia de que a pessoa está apenas querendo chamar a atenção ou a ideia de que quem fala não faz e não é por aí. Nós temos números preocupantes com relação ao assunto e precisamos contextualizar isto dentro da rede de educação, pois muitas vezes é lá que o sujeito vai pedir socorro”, explica.

O caso mais recente de suicídio estudantil ocorreu em julho com uma acadêmica de Medicina da Unioeste de Cascavel. O fato, de acordo com o especialista, não pode ser atribuído apenas à pressão dos estudos, mas esta pressão pode ser um dos processos desencadeadores. “É preciso estudar para identificar os fatores, mas existem números sobre isto. No Japão, onde todos sabem que existe muita pressão e muito rigor e cobrança sobre os estudantes, os índices de suicídio aumentam de forma considerável quando ocorre o retorno das aulas”, alerta.

De acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia Doralice Pizzo Diniz, o assunto desperta muito interesse por parte dos acadêmicos do curso. “Eles mesmos pediram a palestra sobre o tema, pois é uma questão muito presente em áreas conflituosas como a da educação. É um tema alarmante, que nos preocupa e nos entristece quando pensamos que quando acontece uma situação de suicídio todo mundo fala, fica comovido, mas logo as pessoas esquecem e deixam de tratar do tema”, comenta.

Sem nome %281144 x 250 px%29