1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EMPREENDEDORISMO

Polo do Sebrae/PR vai criar referência na formação de lideranças

Sebrae/PR inova na preparação líderes transformadores no contexto das MPEs e sociedade

13/08/2018 - 09:56


O que a navegação pode ensinar à preparação de pessoas para exercer liderança, ajudar na construção de relacionamentos e melhorar o ambiente de negócios? Muitas coisas! Isso é o que mostra a trajetória do navegador brasileiro Amyr Klink, que esteve em Curitiba nesta quinta-feira (9), onde palestrou a líderes de instituições públicas e privadas do Estado, durante o lançamento do Polo de Liderança Sebrae. A iniciativa é do Sebrae/PR visa impactar líderes e potenciais para atuarem e empresas e sociedade, com foco no desenvolvimento e sustentabilidade.

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, lembra que já são mais de duas décadas trabalhando com a formação de líderes no Estado. “Com o Polo de Liderança, o Sebrae/PR torna-se um centro de referência na preparação de pessoas para serem líderes de causas transformadoras no contexto de negócios das micro e pequenas empresas. O objetivo é termos lideranças prontas para contribuir com a prosperidade dos municípios, territórios e Estado, fortalecendo a inclusão, a cooperação e a sustentabilidade”, pontua.

O consultor do Sebrae Nacional, Reginaldo Barroso de Rezende, afirma que o Sebrae/PR sempre esteve um passo à frente na temática de liderança, tendo tradição em ações reconhecidas no âmbito do Sistema Sebrae. “Aqui surgiram produtos educacionais que ganharam escala nacional e fizeram a diferença. E esse Polo já nasce com o ideal de extrapolar as fronteiras do Estado. A ideia é que se gere um conhecimento que possa referenciar a ação dos outros Sebrae”, explica.

Rezende recorda que não há desenvolvimento, nem cooperação – uma das bases da civilização –, sem liderança. Ele ressalta que os quatro pilares do Polo de Liderança têm muito a ver com a temática da navegação, que se baseia nos pontos cardeais. “Esses pilares são: Crescer, que consiste em trabalhar a si mesmo, aprimorar suas habilidades de liderança; Conectar, que diz respeito à relação com o outro, o processo de integração de grupos; Influenciar, ou seja, transformar a organização; e Inspirar, que consiste em transbordar isso para a sociedade, gerando mudanças no ambiente”, enumera.

A história de ousadia, foco e pioneirismo de Amyr Klink tem muito a inspirar nesse sentido. Antes de atravessar o oceano, ele conta que o início, no remo, foi de trabalho duro e disciplina. “Nesse esporte, não é a força que ganha, mas o conjunto, a sincronia, o engajamento. É preciso mais de mil horas de treino para uma equipe ser competitiva. Então, são três horas por dia, durante um ano, sem interrupções de sábado, domingo, feriado. Isso porque os oito remos precisam bater junto na água não no mesmo segundo, mas no mesmo milésimo”, ensina.

O navegador acrescenta que “liderar não é ser o patrão”, mas construir sinergia. “Quem lidera um processo não é quem manda, é alguém que fabrica novos líderes. Não se trata de crescer apenas, mas de fazer o projeto continuar. Isso que é o legal nesse programa do Sebrae”, afirma. Da sua primeira aventura além-mar (a travessia do Atlântico em 1984), ele traz muitas lições importantes sobre liderança.

“O medo é um dos problemas. Sempre tive medo do mar, mas aprendi a lidar com ele. Na primeira semana, meu barco capotou três vezes, mas não tem sensação melhor que conseguir resolver um problema e de, 100 dias depois, ter cumprido o plano. É necessário ter paciência, abraçar o problema, ir sempre em frente. Planejar não e seguir planilhas, mas estar preparado para mudar o roteiro de viagem a cada 30 minutos”, esclarece.

Entre as lideranças paranaenses presentes ao evento, Valdeci Alves dos Santos, da prefeitura de Capanema, no sudoeste do Estado, afirma que a iniciativa do Sebrae/PR tem muito a contribuir nos setores público e privado. “Nosso desafio é trabalhar a mudança de mentalidade dos servidores de carreira, processo que, muitas vezes, esbarra no ‘sempre fiz assim’. É necessário inovar, tornar o serviço público mais ágil e dinâmico. Liderar pessoas é um aprendizado diário e o Sebrae pode nos auxiliar”, diz.

O Polo de Liderança Sebrae é uma linha de atuação com ações contínuas, cujo público-alvo são empreendedores de pequenas empresas, profissionais e lideranças do setor público e privado. Entre os focos de atuação estão cursos nacionais e internacionais, debates, palestras, eventos, coaching e mentoring; canais digitais para ofertar informações aos líderes; um espaço físico exclusivo para a realização das atividades no Sebrae, em Curitiba; além de ações, também, nos demais municípios do Estado e de um processo sistemático e permanente para estudo e identificação de conhecimentos sobre liderança.

Sem nome %281144 x 250 px%29