1144x150 %284%29

GERAL

Professores participam de seminário sobre educação

A Secretaria de Educação de Toledo promoveu na terça-feira (26), um seminário com o educador Miguel Arroyo, que abordou diversos assuntos da educação. Todos os professores da rede municipal de ensino e  representantes da rede estadual e privada participaram do seminário, totalizando cerca de 700 profissionais.

26/10/2010 - 15:31


O objetivo do evento foi refletir e aprofundar-se nas questões sobre a educação. Como todos os professores da rede municipal, desde os de educação infantil aos do ensino fundamental participaram do seminário, a escolas municipais e os Centros Municipais e Educação Infantil (Cmeis) não tiveram aula na terça-feira.

Conforme a diretora de Educação, Janice Salvador, o objetivo do encontro é promover aos professores um momento de reflexão e aprofundamento quanto a questões que envolvem a educação como um todo. “Na palestra foi falado como o docente deve planejar melhor a aula, as diversas formas de avaliação, como manter o aluno atento ao conteúdo, dentre varias outros assuntos”, afirma. “Miguel Arroyo abriu também um espaço para debates para que os professores presentes pudessem tirar algumas dúvidas”, complementa.

Para o secretário da Educação, Ildo Bombardelli, esses momentos de reflexão são muito importantes para a formação continuada do professor. “Graças a vocês professores, Toledo é o 2° colocado entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, segundo dados do Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social), que avalia questões como saúde e educação. Muito obrigada pelo trabalho de vocês e aproveitem o máximo do encontro, pois já tive a oportunidade de assistir uma palestra do Miguel Arroyo, e é muito interessante”, afirmou o secretário.

Pós-doutor pela Universidad Complutense de Madrid, na Espanha, doutor em Educação pela Stanford University, dos Estados Unidos, professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais, e autor de vários livros, Miguel Arroyo é referencia nacional em educação. Dentre os diversos temas tratados durante o seminário, Miguel pontuou sobre a reflexão da situação da educação atualmente e a educação continuada dos professores “Nós educadores temos sempre que procurar nos atualizar, buscar novos conhecimentos, não apenas ater-se à graduação, por isso esses encontros são muito importantes, e devemos entender que é um direito do professor continuar os estudos”, afirma. “Infelizmente, quando a educação vai mal todos culpam os professores, e devemos entender que não é apenas ofertando cursos para eles que vamos melhorar a educação, devemos melhorar as condições de trabalho”, complementa.

Segundo Janice Salvador, já é um hábito da Secretaria trazer ao município profissionais renomados para promover seminários aos educadores. “Esses momentos de reflexão fazem parte do processo de formação continuada dos professores, que priorizamos no município, pois para haver uma educação de qualidade é necessário planejamento”, finaliza.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29