Img 3650

ESPORTES

Terceira etapa do Ranking Regional de Pesca Esportiva no Lago de Itaipu acontece no dia 25 de agosto

Evento busca a integração de pescadores por meio da disputa saudável e amistosa em contato com a natureza aliado ao respeito pelo meio ambiente

17/08/2018 - 10:42


O Iate Clube Lago de Itaipu, ICLI, de Foz do Iguaçu, sediará no sábado, dia 25 de agosto, o Torneio Aberto de Pesca ao Tucunaré entre Amigos do ICLI. O evento valida pontos para a 3ª etapa da segunda edição do Ranking Regional de Pesca Esportiva no Lago de Itaipu. As equipes participantes do ranking disputam quem será a melhor da Pesca Esportiva na região.

A promoção e organização do 2º Ranking Regional é fruto de uma parceria da Adetur, Itaipu Binacional, o curso de Engenharia de Pesca da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Associações, Entidades de Pesca Esportiva do Lago de Itaipu e conta com o apoio do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.

O principal objetivo do Ranking é promover e potencializar ainda mais a pesca esportiva no Lago de Itaipu, bem como a integração de pescadores através da disputa saudável e amistosa em contato com a natureza e aliados ao respeito pelo meio ambiente.

Utilizam-se vários pontos de pesca ao longo do Lago de Itaipu, onde os pescadores participam dos eventos em seis pontos, considerando os municípios de Santa Terezinha de Itaipu, Santa Helena, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon, Missal e Mercedes. A competição é realizada exclusivamente na modalidade de tucunaré.

De acordo com o gerente do ICLI, Fabio Miranda da Costa, nesta edição do torneio do ICLI, o sistema de aferição adotado no evento é foto e vídeo, visando a preservação das espécies. A régua e a senha de medição serão entregues na largada. Somente as equipes que apresentarem a ficha com o número da equipe dentro do horário estabelecido poderão validar os peixes para efeito de pontuação. “Cada equipe deverá apresentar no posto do jurado o máximo de quatro exemplares, somente será aceito os vídeos que comprovarem efetivamente a medida do peixe e a sua soltura, o vídeo deve mostrar claramente a medida do peixe e sem interrupção da respectiva soltura. No ato da apresentação do vídeo se for constatado que o peixe estiver com a boca aberta será descontado dois centímetros do tamanho do exemplar. Caso esteja com a boca totalmente aberta será descartado o exemplar”, salienta.

Conforme descrito no regulamento do torneio, para a classificação, será feita a somatória dos quatro peixes apresentados, as equipes não poderão sob nenhuma justificativa manter peixes mortos dentro da embarcação de qualquer espécie sob pena de desclassificação imediata no ato da vistoria.

Segundo Fabio Miranda da Costa, a programação do evento inicia com o café da manhã às 06 horas, a largada da pescaria está marcada para as 07 horas. Os pescadores têm até as 16 horas para retornarem com as embarcações e a premiação está prevista para as 17 horas. Haverá troféu do 1º ao 10º colocado e para equipe que pescar o maior peixe. “As inscrições podem ser feitas na Secretaria do ICLI, pessoalmente, no e-mail icli@icli.com.br ou telefone 45 9 8801-9909. O valor é de R$ 300,00 se forem realizadas até a quarta-feira (22) e dos dias 23 à 25 de agosto as inscrições custam R$ 350,00. Está incluso no valor, café da manhã e almoço para três pescadores”, finaliza.

Sem nome %281144 x 250 px%29