1144x150 %284%29

EDUCAÇÃO

FAG Toledo prepara implantação de Residência Pedagógica e PIBID

Instituição foi contemplada com os programas para os cursos de Pedagogia e Letras Língua Portuguesa e Libras 

20/08/2018 - 09:10


A FAG Toledo iniciou este mês a seleção dos acadêmicos que farão parte dos Programas de Residência Pedagógica e PIBID da CAPES. Várias reuniões aconteceram entre a direção da instituição e coordenadores de cursos, de área e orientadores,  para que  o processo pudesse ser consolidado.  A última aconteceu esta semana na sala de reuniões do Bloco I.

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. A FAG Toledo foi uma das instituições aprovadas para o projeto no primeiro edital. “Um momento muito especial para nós em receber este programa que acaba de ser implantado no Brasil. Vamos fazer parte do que eu chamo de projeto piloto, pois as primeiras instituições selecionadas serão observadas, avaliadas e farão os ajustes necessários para que estas residências sejam ampliadas no futuro”, comemora a coordenadora do curso de Pedagogia da FAG Toledo, Doralice Pizzo Diniz.

O curso será o único da instituição a integrar o Programa de Residência Pedagógica neste primeiro momento. Já o Programa de Iniciação à Docência contempla, além de Pedagogia, o curso de Letras Língua Portuguesa e Libras. "A nossa expectativa é de que haja uma articulação entre o que os alunos aprendem na sala de aula com as vivências destes projetos, considerando que justamente um dos aspectos mais importantes em relação à formação docente é proporcionar ao aluno de Pedagogia e Letras,  oportunidades para que eles desenvolvam a capacidade de relacionar teoria e prática, contribuindo para a formação de sua identidade profissional", alerta a coordenadora institucional dos programas na FAG Toledo, Cleonilda Tonin.

Desde que a instituição foi contemplada pelos editais são realizadas reuniões com a Secretaria Municipal de Educação e Núcleo Regional de Educação de Toledo. As instituições têm contribuído para a implantação dos projetos através do cadastramento das escolas e indicação de professores preceptores e supervisores, elencando parâmetros que devem contribuir para o direcionamento e elaboração dos planos de trabalho a serem desenvolvidos em ambos os projetos. 

PIBID

O programa oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o PIBID faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.

Sem nome %281144 x 250 px%29