Img 3650

GERAL

Ciberfeminismo: dizeres em rede sobre a mulher

Pesquisa busca romper com dizeres já estabilizados na memória da sociedade sobre o que é e não é ser mulher

20/08/2018 - 09:27


O projeto “Ciberfeminismo: dizeres em rede da/sobre mulher”, analisa como as mulheres, ao usarem as redes sociais, produzem dizeres de si e intentam confrontar dizeres sobre elas no ciberespaço. A análise é feita a partir de páginas feministas do Facebook.

A pesquisa busca esmiuçar alguns pontos, como um dizer sobre a mulher é formulado e circula na sociedade contemporânea e na rede, buscando romper com dizeres já estabilizados na memória da sociedade sobre o que é e não é ser mulher; como um discurso outro aparece no discurso sobre a mulher e a faz significar; como a designação dada a mulher (santa, puta, vadia, vítima, culpadalivre, recatadabela, machista) funciona nas materialidades analisadas; em que consiste o movimento feminista frente a era digital; como um discurso da violência e da proteção a mulher perpassa os discursos que a interpelam; como a militância se dá no ciberespaço e convida as mulheres a refletirem sobre seu lugar na sociedade; como uma memória sobre a história do movimento feminista funciona na 4º Onda que caracteriza o feminismo em rede; como o ciberfeminismo se constitui no século XXI e produz sentidos às mulheres e à sociedade contemporânea.

A pesquisa teve início em setembro de 2017 e terá conclusão em 2020 quando uma reflexão sobre o modo como as mulheres fazem uso das redes sociais para empoderar-se e produzir um furo no discurso patriarcal e misógino que tanto as violenta será mais amplamente divulgado. Segundo a pesquisa, em um contexto contemporâneo, a temática é extremamente válida e primordial, quando cada vez é mais comum acompanhar casos de violência, intolerância, preconceito, depreciação e humilhação às mulheres. Desde março de 2015, quando a lei que enquadra o feminícidio como crime foi promulgada, só no Paraná mais de 556 casos foram registrados. Isso mostra que esta é uma questão não só de caráter jurídico, mas também social.

Dantielli diz que o objetivo, resumidamente de suas pesquisas, é apontar como os dizeres sobre a mulher, sobre a violência, o preconceito e a proteção são divulgados na gama digital e ao mesmo tempo, silenciados pela sociedade contemporânea. Ademais, analisar como na esfera tecnológica se constrói um discurso da cibermilitância, do ciberfeminismo, que convida toda a população a refletir a ressignificação de “realizar-se um ser humano dentro da condição feminina”.

Dantielli Assumpção Garcia é formada em Letras, mestre e doutora em Estudos Linguísticos, Pós-Doutora pela USP (Ribeirão Preto) e docente do curso de graduação e pós-graduação em Letras, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Dantielli já analisou inúmeros temas em suas pesquisas, tais como gramatização, feminismos, cibermilitância, redes sociais, discursos urbanos, entre outros.

Sem nome %281144 x 250 px%29