1144x150 %284%29

CIÊNCIA

7ª edição da FIciencias tem quase 400 projetos inscritos

A maioria dos trabalhos enviados este ano é da área de Engenharia. Inscrições para a FIciencias Kids continuam abertas.

24/08/2018 - 14:41


Quase 400 projetos de alunos do Brasil, Paraguai e Argentina estão inscritos na 7ª edição da Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FIciencias), que acontece entre os dias 6 e 9 de novembro deste ano no Hotel Golden Park, no Centro de Foz do Iguaçu. A maioria dos trabalhos é da área de Engenharia, com 95 projetos entre as sete áreas de conhecimento em que a Feira se divide. 

Entre os trabalhos inscritos, 150 projetos serão selecionados por uma Comissão Científica para exposição na FIciencias. O resultado será divulgado no dia 3 de outubro. Já a versão “Kids” da Feira, destinada a alunos de escolas públicas e particulares de Foz do Iguaçu dos 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental I segue com inscrições abertas até o dia 30 de agosto. 

Mais de 10 mil pessoas passaram pela FIciencias desde 2012, primeiro ano em que foi realizada. Para o gerente do Estação Ciências, programa do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) responsável pela organização da Feira, Willbur Rogers de Souza, o número de trabalhos inscritos nesta edição demonstra o reconhecimento a e consolidação da FIciencias em todo o Paraná. “Ter essa representatividade só nos traz mais responsabilidade em continuarmos com a credibilidade do evento e poder melhorá-lo a cada ano”, afirma. 

Além dos 95 trabalhos da área de Engenharia, participam da seleção dos finalistas para a Feira 62 projetos de Ciências humanas, 60 de Ciências exatas e da terra, 54 de Ciência da saúde, 54 de Ciências biológicas, 39 de Ciências agrárias e 34 de Ciências sociais e aplicadas.  Como critérios para a escolha, a Comissão vai utilizar, por exemplo, o caráter científico da proposta, a condução da pesquisa, a originalidade e o planejamento. 

Premiação

A premiação será por categoria. Os três melhores trabalhos, na Classificação Geral da Feira, vão receber valores em espécie. Os projetos que se destacarem em primeiro lugar, por áreas do conhecimento, receberão troféus, e os segundos e terceiros lugares ganharão medalhas.

Além da premiação durante a FIciencias, alguns trabalhos serão selecionados para o Programa de Vivência Estudantil, em 2019. Durante uma semana, os alunos terão a oportunidade de conhecer os projetos e ações do PTI e da Itaipu Binacional. 

FIciencias Kids

Junto com a 7ª FIciencias, este ano, será realizada a primeira FIciencias Kids. Os professores do Ensino Fundamental I de Foz do Iguaçu que participam da capacitação na metodologia “Ensino por Investigação” oferecida pelo Estação Ciências são convidados a participar da Feira e podem se inscrever até o dia 30 de agosto. Os projetos finalistas serão divulgados no dia 15 de outubro.  A “Feira dos pequenos” não terá competitivo e tem como expectativa receber cerca de 40 trabalhos. 

 

Parceria

 

A FIciencias é realizada em parceria entre PTI, Itaipu Binacional, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade da Integração Latino-Americana (Unila), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Sem nome %281144 x 250 px%29