Ano de eleição é assim. Sempre aquela ansiedade para ir às urnas votar no candidato ou opção da nossa preferência. Mas enquanto as eleições não chegam, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou em sua página na internet um simulador de votação na urna eletrônica. O software foi lançado na última sexta-feira (24) e tem a intenção de fazer com que o eleitor treine sua votação para os cargos em disputa.
O simulador funciona do mesmo jeito como no dia do pleito, em outubro. É como se o cidadão estivesse realmente em frente a uma urna eletrônica, de forma rápida e didática, entretanto, com uma lista de candidatos e partidos fictícios.
Antes de votar no Simulador, o usuário deve escolher o turno da eleição que deseja participar: primeiro ou segundo. No fim da votação, ou a qualquer momento, o eleitor poderá retornar à página inicial, escolher o turno e reiniciar a votação.
Caso o usuário cometa algum erro ao votar, o software vai realizar uma mensagem explicativa e a tela será bloqueada até que o eleitor clique na mensagem apresentada.