Com o intuito de reeducar a população no que diz respeito ao descarte de lixo reciclável, a Prefeitura de Toledo vai contar com estações de sustentabilidade na área urbana e rural do município. Ao todo, são 15 unidades visa à coleta adequada de materiais recicláveis, como vidro, metal, papel, plástico e lixo eletrônico.
As estruturas são adaptadas de contêineres marítimos, com a finalidade de aumentar o aproveitamento dos resíduos, fazendo também com que os cidadãos façam parte do processo de reciclagem. Ao todo, foram investido mais de R$ 300 mil por meio da parceria da Prefeitura e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).
Na região urbana, as estruturas devem ser colocadas no Parque Luiz Claudio Hoffmann (Parque do Povo), Parque Ecológico Diva Paim Barth, e o pátio da Prefeitura de Toledo. Já nos distritos a implantação será em Ouro Preto, Vila Ipiranga, Vila Nova, Novo Sobradinho, São Luiz do Oeste, Concórdia do Oeste, Boa Vista, Bom Principio, Dez de Maio, Dois Irmãos, Novo Sarandi, e Cerro da Lola, serão contemplados.