Estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO) iniciaram uma campanha para coletar fotos que visitantes tiraram no Museu Nacional, que sofreu um incêndio na noite de ontem (02).
Em entrevista a Casa de Notícias, a UNIRIO confirmou o apoio à ação. “É uma iniciativa do curso que tem o intuito de preservar as memórias do Museu, que possuía cerca de 20 milhões de itens”, ressalta a assessoria.
As imagens devem ser enviadas para os e-mails: thg.museo@gmail.com; lusantosmuseo@gmail.com; e isabeladfrreitas@gmail.com.
A instituição ainda afirmou que na tarde de hoje (03) às 16h alunos e professores do curso vão se reunir na Cinelândia – centro do Rio de Janeiro. “É uma manifestação para discutir e abordar a real situação da cultura no país e sobre a importância do Museu Nacional”.
O laboratório peruano de experiências inovadoras em museologia Museofilia manifestou solidariedade diante da trágica perda da História brasileira. "Nos solidarizamos com nossos irmãos brasileiros pela catástrofe ocorrida no Museu Nacional da URFJ, um dos espaços culturais mais antigos e importantes do Brasil, que convervava um acervo de mais de 20 milhões de valiozas peças. Nós da Museofilia nos unimos aos aunos de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), que começaram uma campanha para reconstruir a memória deste museu. Vamos nos unir!", diz trecho do post no Facebook.