Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

SAÚDE

Software criado na FAG Toledo pode contribuir com o combate à dengue

Objetivo do projeto é automatizar o processo de coleta e compilação de dados sobre o mosquito

04/09/2018 - 13:30


O coordenador do curso de Sistemas de Informação da FAG Toledo, Fernando Giordani, participou na última semana de uma reunião do Comitê de Gestão de Combate à Dengue de Toledo, o qual os representantes são atualizados sobre os dados coletados pelos agentes de endemias com relação ao mosquito Aedes Aegypti e as doenças transmitidas pelo vetor, presentes no município.

O curso da FAG Toledo foi o responsável pela criação de um software, desenvolvido por professores e alunos, com o objetivo de automatizar o processo de coleta de dados, atualmente realizado manualmente pelos agentes. “O projeto prevê o uso de tablets para coletas as informações durante as visitas, dispensando o uso de papel. Os dados são coletados em campo e transferidos para um programa gerenciador central, que está rodando em nuvem e pode ser acesso em qualquer lugar com Internet”, explica Fernando.

O programa ainda não é usado na prática, mas foi aprovado pelo comitê. “Através deste software os dados podem ser analisados de forma mais eficiente, gerando informações valiosas que facilitem as estratégias de combate ao mosquito”, complementa.

Durante a reunião, o docente apresentou informações úteis para que o programa seja colocado em teste, explicando a sistemática de funcionamento para os futuros usuários. A mudança do sistema convencional para o eletrônico, porém, ainda não tem data prevista para acontecer.

C%c3%b3pia de web banner 550x250px