Compre casa

ESPORTES

GR de Toledo é vice-campeã por equipe nos Jogos da Juventude

A equipe também conquistou o terceiro lugar no conjunto de maças, nível A

10/09/2018 - 14:44


  • Premiacao jojups   foto eliane c. torres19

    Foto: Eliane C. Torres/Assessoria

A equipe de Ginástica Rítmica de Toledo, representada pelas atletas da Sadia, foi vice-campeã por equipe nos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS), que realizados em Toledo neste fim de semana, no ginásio de esportes do Sesi. A equipe também conquistou o terceiro lugar no conjunto de maças, nível A e medalhas no individual A, com Antonella Genúzio Paz.

A atleta foi a segunda melhor ginasta da competição (individual geral) e campeã na bola, segundo em maças e terceiro em arco. “Fiquei bem feliz com os meus resultados, que confirmaram os do Campeonato Paranaense, alguns com notas um pouco superiores. Estou melhorando a cada competição e isso é muito bom em função da minha preparação para os Jogos Olímpicos da Juventude, de 6 a 16 de outubro, na Argentina”, comentou Antonella.

Nesta semana ela concluiu a preparação para a competição, onde irá representar o seu país natal, a Bolívia. Treinando no clube Sadia desde 2014, a atleta conquistou a vaga, classificando-se entre as sete atletas que irão representar o seu país na competição. “Estou bem confiante, mas ansiosa. Ainda não caiu a ficha de que vou participar de uma Olimpíada. É da Juventude, mas é uma Olimpíada, reunindo os melhores atletas do mundo, em diferentes modalidades. É a competição mais importante da minha carreira, até o momento”, avaliou ela, feliz em poder participar, representando o seu país e também o clube que atualmente treina.

Outras atletas da equipe da Sadia, que competiram por outros municípios nos Jojups, também subiram ao pódio. Maria Eduardo Alexandre, que competiu por Marechal Cândido Rondon, ficou em segundo no aparelho mãos livres e a equipe ficou em terceiro lugar. Ana Júlia Oldoni, que competiu por Pato Bragado, ficou em terceiro, no aparelho mãos livres, e em segundo no aparelho maças. Fernanda Heinemann, também de Toledo, que competiu por Pato Bragado, ficou em primeiro no aparelho maças.

Para a técnica Solange Martins Paludo, os resultados conquistados pela equipe da Sadia nos Jogos da Juventude foram excelentes, especialmente considerando o nível elevado da competição, com a participação de atletas que já participaram ou estão se preparando para campeonatos Sul-Americanos e Brasileiros, tanto na categoria infantil como juvenil. “São atletas de um nível técnico muito elevado. O Paraná já tem tradição no esporte e tem equipes muito boas. É claro que tivemos falhas, mas as competições que antecedem os campeonatos brasileiros e sul-americanos são muito importantes, pois permitem identificar e corrigir estas falhas técnicas ou mesmo fazer modificações nas séries para as competições nacionais e internacionais”, observou ela. A técnica ressaltou ainda que cada competição traz um aprendizado novo e ajuda na preparação das atletas, tanto melhorando o nível técnico e o desempenho, quanto dando mais segurança em quadra.

A coordenadora técnica da competição, Débora Souza, também destacou o nível técnico elevado da competição e a presença de representantes de outras cidades no pódio, o que indica um crescimento da GR no Paraná como um todo. O Paraná, reforçou ela, é referência no esporte entre os demais estados e o crescimento da modalidade em outros municípios, tanto no nível A quanto no nível B, consolida este trabalho.

O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo, com 28 anos de atuação no município, é patrocinado pela Sadia, conta com as parceiras do Sesi, prefeitura de Toledo e  com o co–patrocínio de O Boticário, Sanepar e Itaipu Binacional, através de recursos obtidos pela da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.