1144x150 %284%29

TOLEDO

Início das operações no aeroporto deve atrasar

04 de julho é data marcada para o vôo inaugurou no Aeroporto Municipal Luiz Alberto Dalcanalle, do município de Toledo. No entanto, em entrevista a Casa de Notícias, o secretário de Segurança e Trânsito, João Crespão, afirmou que a primeira etapa das readequações do aeroporto ainda não está concluída e isto deve acontecer em até 20 dias.

24/06/2011 - 13:55


Crespão lembrou que a empresa vencedora da licitação para fazer as adequações do aeroporto já iniciou as atividades no local e que um profissional da Prefeitura de Toledo é responsável pelo Plano de Segurança Operacional do aeroporto. “Este funcionário juntamente com a empresa que venceu a licitação estão fazendo o levantamento das não conformidades que foram apontadas pela ANAC. Existe a expectativa que nos próximos 15 ou 20 dias o levantamento seja concluído”. O secretário salientou que numa segunda etapa, a ANAC deve fazer uma inspeção no aeroporto e poderá apontar alguns itens de não conformidade. “Após, estas vistorias, o aeroporto receberá os vôos comerciais regularmente”.
Viabilização do aeroporto
A Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), em parceria com Prefeitura de Toledo, está articulando a mobilização de entidades, prefeituras e empresas da região Oeste no sentido de viabilizar a reativar o aeroporto municipal de Toledo com a operação de vôos regulares fazendo a ligação à Curitiba. Conforme o presidente da Acit, Walmor Lodi, a equipe visitou as Associações Comerciais dos municípios de Marechal Cândido Rondon e Palotina “A princípio recebemos uma resposta otimista destas associações”. Lodi ainda salientou que a Associação está aguardando a resposta da Prefeitura com relação a negociação junto a Anac. “Não sabemos o tempo que vai demorar as readequações, mas acredito que ainda na primeira quinzena do mês de julho o aeroporto deve ser liberado. As negociações com a Sol Linhas Aéreas – empresa responsável pelos vôos - também estão avançadas. Estamos satisfeitos”.
Lodi explica que o aeroporto é uma ferramenta para o desenvolvimento e o avanço do progresso de Toledo. “Sem o aeroporto é complicado para a nossa cidade e região fazer este desenvolvimento. Vejo que possivelmente no mês de julho deve sair todas as negociações e faremos os vôos comerciais de Toledo a Curitiba; Curitiba a Toledo e Umuarama a Toledo”.

**Para lembrar**
Para que o Aeroporto Municipal Luiz Alberto Dalcanalle Filho não perdesse na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) a classificação SB-TD, ou seja, passando do status de aeroporto controlado para simples pista de pouso, foi aberto um edital de licitação para a contratação de uma empresa de prestação de serviço técnico especializado para realizar a adequação do aeroporto, obedecendo aos critérios da ANAC. A empresa foi contratada e iniciou-se os trabalhos no local.
Adequações
Conforma o edital da licitação, a empresa ganhadora deveria prestar serviço de assessoria e serviços aeronáuticos (contratação de empresa especializada), para execução de serviços técnicos-especializados no Aeroporto Municipal, compreendendo: confecção do MGSO (Manual de Gerenciamento de Segurança Operacional); confecção do PLEM (Plano de Emergência); confecção do PSA (Programa de Segurança Aeroportuário);inserção da ZPA (Zona de Proteção de Aeródromos); assessoria na elaboração de contratos de concessões comerciais para o aeroporto; auxílio nas instalações e adequações de portas controladoras e/ou raquetes para metais conforme resolução da ANAC 107/1004; apoio e auxílio técnico na definição e regularização das intervenções técnicas e de infra-estrutura no aerodromo (Pista, Pátio, TPS - Terminal passageiro, taxiway, estacionamento, balizamento, demarcações de pistas e demais estruturas físicas e equipamentos aeroportuários), com vistas a cumprir todas as não - conformidades apontadas no relatório de inspeção Aeroportuária (RIA)/ANAC N° 001P/5DIE/2007 -14/03/2007.

Confira a entrevista com o secretário de Segurança e Trânsito de Toledo, João Crespão, e, do presidente da Associação Comercial (Acit), Walmor Lodi em vídeo.

Por Graciela Souza

Sem nome %281144 x 250 px%29