Casa de not%c3%adcias 1144x150

EMPREENDEDORISMO

Encontro discute ambiente de negócios para micro e pequena empresa no Paraná

Lideranças e empreendedores avaliam resultados da Carta Paraná e futuras estratégias para melhoria do ambiente de negócios

12/09/2018 - 08:49


Acontece nestas quarta e quinta-feira (12 e 13), o Encontro do Sistema de Melhoria de Ambiente de Negócios do Paraná, que vai reunir representantes dos 118 comitês municipais e 19 comitês territoriais do Paraná, além de representantes do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (Fopeme). O evento vai discutir os resultados da “Carta Paraná” e os rumos dos pequenos negócios no Estado, no auditório do Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.ambientedenegocios.com.br, onde também está a programação completa.

“Em 2017, foi realizado o 2º Encontro das Micro e Pequenas Empresas do Paraná, do qual resultaram 350 propostas de ações para servir de suporte para a melhoria do ambiente de negócios no Estado. As ações foram reunidas na ‘Carta Paraná’, encaminhada ao Fórum Estadual no final do evento”, conta César Reinaldo Risette, gerente da Unidade de Ambiente e Negócios Empresariais do Sebrae/PR.

Segundo Rissete, serão apresentadas boas práticas e experiências de sucesso, além de estratégias para crescimento e fortalecimento do setor, que podem contribuir para o desenvolvimento da economia local, regional e estadual. “Entre os assuntos em pauta, estão previstos painéis com temas que interferem na competitividade, como inovação, crédito, compras, associativismo, empreendedorismo, educação empreendedora, simplificação e desburocratização”, resume.

Além dos painéis, haverá duas palestras especiais. No dia 12, o professor universitário e doutor em Gestão de Negócios, Dante Quadros, falará sobre Liderança. Já no dia 13, será a vez de Bruno Quick, gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional, falar sobre Desenvolvimento Local.

Para o presidente da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Fampepar) e secretário técnico do Fopeme, Ercílio Santinoni, o encontro será de grande importância, pois traz lideranças de todo o Estado para, juntos, conhecerem as boas práticas das regiões e potencializar o que pode ser aproveitado para todo o Paraná. “Além disso, é um momento de reunir as demandas de políticas públicas para que o governo possa continuar fazendo a sua parte, já que, das propostas do ano passado, levadas por meio da Carta Paraná, conseguimos importantes avanços”, acrescenta.

O coordenador estadual de Políticas Públicas e Ambiente de Negócios do Sebrae/PR, Amberson Silva, ressalta que o evento será muito importante para avaliar as medidas que foram implantadas visando à melhoria do ambiente de negócios no Estado. “A cada painel, serão apresentadas ações de boas práticas feitas a partir das sugestões do ano passado. Será um momento de avaliação e planejamento”, explica.

Segundo dados do Sebrae, o segmento de micro e pequenas empresas representa 27% do Produto Interno Bruto (PIB), e gera 54% dos empregos formais, totalizando 43,6% da massa salarial. São 12,2 milhões de pequenos negócios no Brasil representados por microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte. No Paraná, em torno de 1,5 milhão.

A Carta do Paraná pode ser acessada no link www.fopeme.pr.gov.br/arquivos/File/cartadoparana.pdf.

Vem crescer com o Sebrae

O Sebrae/PR é o parceiro certo para micro e pequenas que desejam crescer e estar sempre um passo à frente. Com mais de 45 anos de atuação, a entidade trabalha para fomentar o empreendedorismo, promover a competitividade, a inovação e disseminar conhecimento sobre gestão. Com o Sebrae/PR, as MPEs podem se diferenciar no mercado. Deseja ampliar os negócios ou pretende iniciar um, comece em www.sebraepr.com.br/umpassoafrente

Sem nome %281144 x 250 px%29