Compre casa

ESPORTES

Toledo é campeão geral no badminton feminino e masculino

Um dos destaques da competição, Vinicius Alecrin, conquistou três medalhas

13/09/2018 - 15:08


  • Badminnton %2842%29

    Foto: COM/JOJUPS

  • Premia%c3%a7%c3%a3o badminton %281%29

    Foto: COM/JOJUPS

A participação do badminton, esporte de raquete mais rápido do mundo, foi encerrada na manhã desta quarta-feira (12) na final A da 31ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná. Após partidas emocionantes demonstrando toda habilidade e agilidade dos participantes, foram definidos os campeões das provas individuais, por duplas e, ao final, o campeão geral feminino e masculino. Em uma disputa acirrada, Toledo foi o maior pontuador e conquistou o troféu de primeiro lugar geral nas duas categorias, já Curitiba fez a segunda melhor campanha. O terceiro lugar do feminino ficou com Palotina e do masculino com Londrina.

Um dos destaques da competição, Vinicius Alecrin conquistou três medalhas e não escondeu o orgulho de fazer parte da delegação toledana. “É uma experiência muito boa jogar em casa contando com apoio da torcida para representar Toledo. É meu segundo Jogos da Juventude, ano passado ganhei três ouros, na dupla mista, dupla masculina e na simples. Só tenho a agradecer a irmã Luiza e ao professor Valdecir por estar proporcionando essa experiência pra gente”, disse o atleta que é considerado uma das promessas do esporte paranaense.

O técnico Valdecir Anacleto falou sobre a conquista dos títulos, resultando, inclusive, na quebra de um tabu. “Faz quatro anos que somos campeões no masculino e o feminino sempre ficava em segundo ou terceiro lugar e aqui conseguimos reverter à história. Para mim, como técnico, fico muito feliz porque é resultado de um trabalho diário, sabemos que não foi fácil. Nossa briga com Curitiba é direta e dessa vez não deu para eles”.

Coordenador do projeto social de badminton da Associação São Vicente de Paula, local onde foram realizadas as provas, Valdecir acredita que os títulos frequentes do município e as revelações de fortes nomes da modalidade são resultados de muita dedicação desde a direção até dos atletas. “O esporte é encantador, quem joga badminton vicia. Na equipe temos Campeão Pan-americano, Campeão Sul-americano e Brasileiro, já são 12 anos de projeto e esses atletas estão comigo há sete. É um trabalho de longo prazo, treinamos diariamente e um dia o resultado chega. Nada caiu do céu”, falou.

A dupla atual campeã no Pan-americano Junior de Badminton, disputado no mês de julho deste ano, em Salvador, Willian Guimarães e Rafael Faria encerrou a participação com medalha no peito, porém de cores diferentes. Emprestado a equipe de Londrina, Rafael enfrentou o seu colega na prova por duplas e terminou em segundo lugar. Já Willian, acompanhando por Vinicius Alecrin, ficou com o ouro. “Temos um nível de amizade muito grande e eu não gosto de jogar contra um amigo. Somos dupla permanente há sete anos, quando comecei a treinar, mas agora ele vai ter que treinar mais para ganhar de mim”, brincou Willian.

Rafael confessou ter estranhado ver seu parceiro do outro lado da rede, mas ficou feliz pelo desempenho dos dois. “Para mim é diferente, pois estou acostumado a jogar com ele e não contra. Mas o jogo foi bom e deu para mostrar o que viemos treinando. Vamos trabalhar cada dia mais para ganhar muito mais medalhas”.

Confira a pontuação final

FEMININO INDIVIDUAL

1º lugar: Gabriela Ymata (Curitiba) – 18 pontos

2º lugar: Natalia Batalini de Lima (Toledo) – 15 pontos

3º lugar: Thainara Lourenço de Vasconcellos (Toledo) – 12 pontos

MASCULINO INDIVIDUAL

1º lugar: Vinicius Alecrin de Paula (Toledo) – 18 pontos

2º lugar: Willian Guimarães (Toledo) – 15 pontos

3º lugar: Leonardo dos Santos Ferreira (Curitiba) – 12 pontos

DUPLAS FEMININO

1º lugar: Ana Julia Iwata/Andrielly Luana Ferreira (Curitiba) – 18 pontos

2º lugar: Julia Luiza Berguer/ Julia Maria Seehagen (Palotina) – 15 pontos

3º lugar: Ana Beatriz Xavier Silveira/Isabelle Cristina Mattielo (Londrina) – 12 pontos

DUPLAS MASCULINO 

1º lugar: Willian Guimarães/Vinicius Alecrin de Paula (Toledo) – 18 pontos

2º lugar: Rafael Gustavo de Faria/Otavio Barbosa Gomes (Londrina) – 15 pontos

3º lugar: Gabriel Carvalho/Leonardo dos Santos Ferreira (Curitiba) – 12 pontos

DUPLAS MISTAS

1º lugar: Willian Guimarães/Natalia Bataline de Lima (Toledo) – 18 pontos

2º lugar: Vinicius Alecrin de Paula/Thainara Lourenço de Vasconcelos (Toledo) – 15 pontos

3º lugar: Rafael Gustavo de Faria/Isabelle Cristina Mattielo (Londrina) – 12 pontos

FEMININO GERAL

1º lugar: Toledo – 51,5 pontos

2º lugar: Curitiba – 46 pontos

3º lugar: Palotina – 32,5 pontos

MASCULINO GERAL

1º lugar: Toledo – 67,5 pontos

2º lugar: Curitiba – 36 pontos

3º lugar: Londrina – 31 pontos