1144 x 150 anu%cc%81ncio casa de noti%cc%81cias eu garanto o aluguel

EMPREENDEDORISMO

Iniciativa de coworking oferece ambiente de desenvolvimento a empreendedores

O Plano Propulsão do Cais Coworking Toledo foi uma iniciativa inédita para amadurecimento dos negócios e aprofundamento do networking

 

13/09/2018 - 17:46


O que te move? Se você é empreendedor sua resposta tende a ser o ideal do seu negócio, ou ainda, o sucesso. Mas a distância entre o querer e o realizar não é clara. Ela depende não só da paixão ou do conhecimento técnico na área. Depende também de muito conhecimento sobre gestão e de parcerias que possam te ajudar a alavancar a sua ideia e é aí que entra o networking.

Os espaços de coworking têm se tornado a melhor opção para quem busca um ambiente para desenvolver uma ideia ou colocá-la em prática. Nos mais de 800 escritórios compartilhados pelo Brasil os empreendedores encontram profissionais com diferentes níveis de amadurecimento. E o networking entre eles, em geral, gera não só troca de informações e conhecimento, mas também troca de serviços. No entanto, isso nem sempre é suficiente para garantir o sucesso de um novo empreendedor.

Em Toledo, no oeste do Paraná, o sócio proprietário do Cais Coworking Toledo – primeiro escritório compartilhado da cidade - notou essa dificuldade comum entre os novos empreendedores. A inquietação associada à vontade de entregar algo a mais fez com que Douglas Buettner procurasse a I.Pro Gestão, com quem já tinha uma parceria para estruturação. Assim nasceu o Plano Propulsão.

O programa inédito oferecido pelo Cais Coworking Toledo foi desenvolvido por meio da expertise da I.Pro Gestão, que conta com uma sala privativa no espaço. “A ideia é despertar e capacitar empreendedores sobre todos os pontos críticos do negócio”, explica a sócia proprietária, Fabiane Hoffmann.

Na primeira turma, seis empresas que já faziam parte do Cais concluíram o processo que inclui sete módulos de formação, com mentorias individuais em cada um deles. “Nós criamos mais do que um programa. Criamos um verdadeiro ambiente de desenvolvimento dentro do espaço de coworking. Hoje temos empresas muito mais maduras e preparadas para crescer tanto aqui, em parcerias, como fora daqui”, destaca Douglas Buettner.

Uma das empresas participantes foi a VHS Engenharia, do engenheiro civil Vitor Hugo de Souza. Para ele a experiência foi fundamental para o amadurecimento do negócio. "Com o Propulsão foi possível ampliar a visão de negócio e fazer uma recolocação no mercado. Eu deixei de ser um profissional autônomo, para me tornar uma empresa com sistema organizacional, desde a prospecção e atendimento até a conclusão do trabalho prestado. Isso traz confiança, garantia e credibilidade ao cliente", conta.

Já para a Agência Casa de Notícias, outra empresa ancorada no Cais Coworking Toledo, a formação foi fundamental para alavancar um novo produto. “Nós melhoramos o nosso posicionamento e com isso conseguimos validar novos projetos”, concluiu a sócia proprietária, Selma Becker.

Nova turma

O resultado positivo chamou a atenção de empresas externas, o que motivou a abertura de uma nova turma do programa, prevista para iniciar em agosto. A segunda turma vai beneficiar até 10 empresas que podem, ou não, serem de coworkers. Serão três meses entre a aplicação dos sete módulos e as mentorias. “Não é nada genérico. Queremos que faça sentido para as empresas, então não é só falar. É por a mão na massa”, finaliza Fabiane Hoffmann.

Cais Coworking Toledo

 O Cais Coworking está a um quase um ano e meio em Toledo, no oeste do Paraná. O escritório compartilhado foi o primeiro da cidade e fica em um ambiente de 370 metros quadrados no prédio da Junsoft Sistemas, localizado na Avenida Celeste Muraro, 148, no Jardim Tocantins. São 13 estúdios privados com capacidade para equipes de até cinco pessoas, ambiente específico para treinamentos, workshops, cursos e palestras, duas salas de reuniões ou atendimento para até 12 pessoas, cozinha compartilhada e espaço coletivo com 12 estações de trabalho. 

Na Internet

 Site: http://toledo.caiscoworking.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/caistoledo/

Instagram: @caiscoworkingtoledo

Sem nome %281144 x 250 px%29