As questões foram respondidas, via computador, nos laboratórios de informática das escolas. “Não importa ganhar, mas participar do jogo”, avisa o menino, de 11 anos, Alexis Machado, da Escola Municipal Shirley Lorandi. A professora Vera Friedrich explica que as crianças estão entusiasmadas com a competição. “Elas aguardam ansiosas pelos dias das próximas etapas. A equipe que somar mais pontos vai para a final representando a escola. Contudo, o mais significativo desta maratona é que elas fixam os conteúdos aprendidos, em sala, de uma forma lúdica”, avalia Friedrich.
Mesma opinião tem a professora de informática, Claudia Ceccato, pontuando que o fato do mouse intermediar esta etapa da maratona não constitui nenhuma dificuldade aos pequenos. “Eles têm facilidade em lidar com a tecnologia, inclusive com os programas utilizados nesta etapa. A maratona trata-se de um incentivo a mais ao conhecimento. Outro aspecto desenvolvido é o trabalho em grupo, pois eles debatem entre si para chegar a um acordo sobre a resposta certa”.
Participam da Maratona do Conhecimento apenas alunos da quinta série. Ao todo, 77 turmas com aproximadamente 1,9 mil crianças, divididas por grupos de 3 e 4, disputam o desafio com questões de Matemática, Geografia, História do Paraná e de Toledo. Os vencedores de cada equipe ganharão uma poupança no valor de R$ 500. Também serão premiadas as equipes que ficarem em segundo, terceiro e quarto lugar, respectivamente com DVDs educativos, livros e jogos pedagógicos.
Da Assessoria - Toledo