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EMPREENDEDORISMO

Como o trade marketing impacta o e-commerce?

O desafio da vez da gestão de trade marketing é atrair os consumidores para o site e converter as visitas em vendas

17/09/2018 - 18:52


Com a mudança nos hábitos do consumidor, é preciso estar atento aos canais de venda on-line. Isso porque, eles aumentam a cada dia e tiveram um crescimento de 12,5% entre maio de 2017 e maio 2018, de acordo com pesquisa da BigData Corp, realizada a pedido do PayPal Brasil, e divulgada no site e-commerce Brasil.

O desafio da vez da gestão de trade marketing é atrair os consumidores para o site e converter as visitas em vendas. Para isso, é preciso ter uma boa estratégia de posicionamento em prateleiras on-line e estudar as seções mais visadas pelos clientes.

Assim, da mesma forma que o trade marketing convencional faz a ponte entre o varejista e a indústria, o trade marketing on-line busca realizar essa aproximação entre as indústrias e as lojas virtuais.

 Mas, como o trade marketing impacta no e-commerce?

As estratégias de trade marketing convencional podem ser utilizadas para deixar tanto o proprietário do e-commerce quanto o cliente esclarecidos sobre tudo o que acontece durante a navegação.

 Isso inclui identificar gaps, como falta de informação sobre uma determinada mercadoria, referências e dados incorretos e, até mesmo, preços mais elevados do que os praticados pela concorrência. Na loja física, você pode contar com o app do Agile Prometer para coletar esses dados.

 As estratégias de trade marketing também podem ser usadas para identificar questões que possam vir a impedir a efetivação de uma compra, com o abandono do carrinho. Esse índice pode chegar a um percentual médio de 38%, segundo estudo da Forrester Research.

No Brasil, números de 2015 indicam que essa taxa pode ser ainda maior e chegar a 80%. Isso devido a custos adicionais não esperados, sites inseguros ou preços mais altos que em outros locais.

Gestão de trade marketing no mercado on-line

A gestão de trade marketing é essencial para o que o consumidor on-line encontre o que precisa. Para isso, é preciso entender como ele age e as dificuldades que encontra no processo de compra.

Nesse sentido, um dos maiores desafios é fazer com que ele efetive a compra. Assim, além de monitorar o e-commerce, é preciso acertar na estratégia de trade marketing digital. Isso garantirá também um melhor desempenho nas lojas físicas, já que muitos consumidores pesquisam na internet antes de efetuar a compra de forma presencial.

Quando entendemos o potencial do e-commerce no Brasil, com previsão de crescimento de 12,5% para este ano, fica mais fácil enxergar a relevância do trade marketing digital como um setor fundamental para trazer receita para as empresas, seja para a indústria ou para o varejista. Portanto, é dever da gestão de trade marketing estudar os processos de compra on-line para traçar estratégias bem definidas e acompanhá-las diariamente.  

 

 

 

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