O escritor Pedro Gabriel esteve na FAG Toledo na noite desta quarta-feira (19) palestrando para alunos, professores e convidados no ginásio da instituição. O autor que mora em São Paulo aceitou o convite para participar da 37ª Semana Literária do Sesc, que neste evento em especial contou com o apoio dos cursos de Letras Libras e Pedagogia da FAG Toledo.
O trabalho do escritor ganhou repercussão nas mídias sociais e depois em forma de livro impresso com os títulos Eu me chamo Antônio (2013); Segundo (2014) e Ilustre Poesia (2016). Os três trabalhos lançados pela Editora Intrínseca já venderam mais de 200 mil exemplares. Aos presentes ele relatou sobre os pontos determinantes em sua caminhada criativa. “Eu apresentei um pouco do meu trabalho de amor à palavra, ao desenho e a literatura nacional. Se vivemos em tempos de leituras superficiais nas mídias sociais, também acredito que há espaço neste meio para divulgação de bons trabalhos e também de despertar nos jovens o interesse pela leitura. Tudo tem dois lados, mas eu sigo pelo caminho da delicadeza”, comenta.
A explanação do autor foi muito elogiada pelos acadêmicos presentes. “Eu aprendi muito hoje. Principalmente sobre a poesia não ser só escrita, pois ela pode ser desenho também ou pode ser dita com apenas uma palavra. É libertador”, comenta a aluna Natalia Andrade. “Ele trouxe uma ideia diferente do que costumamos ouvir de outros escritores sobre a escrita. Aprendi que não precisamos escrever da melhor forma ou com as melhores palavras e sim escrever o que a gente pensa e com o nosso sentimento”, analisa a estudante Debora Seibert.
O egresso de Pedagogia Claudemar dos Santos acompanhou a palestra da primeira fila. “Eu sempre acompanho os eventos que a FAG Toledo realiza e sempre que posso estou participando, pois são momentos como o de hoje, instrutivos e enriquecedores para quem é da área da educação”, comenta.
A Academia de Letras de Toledo foi representada no evento por duas integrantes: Lucrécia e Ana Welter. Ana é destaque da Semana Literária com a inclusão de um de seus textos na coletânea de contos infantis do Sesc. “Fiz uma história com personagens paranaenses, sobre a Estrada da Graciosa e com a ideia de atrair os pequenos para a leitura. Se ensinamos sobre a importância da leitura quando jovens, nós teremos mais adultos leitores no futuro”, comenta. A coordenadora Pedagógica da FAG Toledo e coordenadora do curso de Letras Libras, Janice Salvador também acompanhou a palestra do escritor. “Foi uma palestra muito enriquecedora e inspiradora também. Foi muito bom ouvi-lo falar da literatura, de seu trabalho feito com tanta sensibilidade”. Além de integrar a Semana Literária, o evento também é parte do projeto integralizador do curso de Pedagogia. “Esta parceria com o Sesc nos possibilita receber escritores que normalmente não circulam pelo interior, pela nossa região, por isto nós transformamos o evento em nosso projeto integralizador para que nossos alunos participem e agreguem o que aprenderam ao conteúdo em sala de aula”, explica.