-

Compre casa

EMPREENDEDORISMO

Roberto Justus deu dicas sobre as sete forças que levam ao sucesso

Palestra encerrou o Conexão Empresarial 2018, em Toledo

24/09/2018 - 17:48


  • Justus   publico %281%29

    Foto: ACIT/Assessoria

As sete forças que levam ao sucesso foram o tema da palestra do empresário e apresentador de televisão Roberto Justus, no encerramento da décima segunda edição do Conexão Empresarial, promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), na noite de sexta-feira (21), no Teatro Municipal.

A proposta era contar um pouco da trajetória como empreendedor e falar sobre os fatores que foram importantes para alcançar sucesso, as quais podem ajudar todo líder ou profissional em suas carreiras. “Sete forças, não são as únicas, mas selecionei as que para mim fizeram mais sentido, que me ajudaram na carreira empreendedora e acredito que podem fazer a diferença na vida das pessoas, tanto para o aspecto profissional quanto pessoal”, ressalta Roberto Justus.

Ordem hierárquica não é tão importante, mas destaca em primeiro lugar a Força da Visão, fundamental e que está por trás dos grandes empresários em todo mundo, como Sam Walton, fundador da rede Walmart, Steve Jobs, que inventou o primeiro computador pessoal, entre outros.

Para Justus, a força da visão está ligada a um talento ou percepção de enxergar algo que ninguém percebeu. “Por que uma pessoa consegue alcançar algo que não dá certo para outras? Talento é acertar um alvo que ninguém acertou. Este fator é a visão, é genialidade.”

Os demais fatores listados foram Força de Vontade,  Persuasão, Coragem, Criatividade, Caráter e Entusiasmo. Segundo Justus, a força de visão mostra o caminho, mas você tem que ir atrás dele; por meio da persuasão pode fazer os outros acreditarem na sua ideia; a coragem te leva a ter atitude e assumir o risco de perder; criatividade faz pensar fora da ‘casinha’, dentro da estratégia; caráter e ética são fundamentais e sempre será recompensador. Por fim, o entusiasmo é fator gerador do sucesso, é não se conformar com o ‘mais ou menos’. “O sucesso tem a ver como você reage às situações. É preciso ser eterno otimista.”

Conhecimento é patrimônio

Justus enfatiza também que conhecimento é o maior patrimônio do ser humano e só se consegue adquiri-lo sendo um eterno curioso. “A ordem é se atualizar, caso contrário, não avançará, vai ficar parado no espaço. Não há como ter a visão que estes grandes empreendedores tiveram se não tiver bagagem de conhecimento; não adianta achar que estará tudo no Google. Ajuda a buscar informação, que é matéria-prima do raciocínio, mas se não estiver na cabeça, não funcionará.”

Embora seja positivo e facilitador o grande acesso a informações que os meios digitais proporcionam, investir na carreira profissional por meio de treinamentos e palestras presenciais é fundamental. Nenhuma tecnologia vai substituir o relacionamento entre as pessoas para o compartilhamento de experiências. “Não tem o mesmo impacto. Por meio deste contato com o público do Conexão Empresarial, espero impactar de forma positiva, para que assimilem informações que façam sentido e ajudem na vida e na carreira pessoal e profissional de cada um. Parabenizo aos participantes, por deixarem o lazer da noite de sexta-feira para virem buscar referências para crescerem em suas vidas”, destacou Roberto Justus.

Avaliação

Conforme o jovem empresário Jerferson Zantuti, de Cascavel, a palestra superou a expectativa e trouxe novas visões. “Justus conta sua história, mostra que tudo que alcançou foi com muita garra, determinação e acho que é importante trazer isso para a realidade. Muitas vezes deixamos um projeto de lado, por não acreditar em alguma ideia, e a fala dele traz um viés motivacional, para que a gente perceba que realmente é capaz e se empodere”, comenta.

Para a coach Claudete Hirano, as experiências compartilhadas foram muito valiosas. “Tudo o que acrescenta conhecimento para atingir sucesso é muito importante. Gostei principalmente do entusiasmo do Roberto, isso é contagiante. Os exemplos que trouxe servem de alguma forma para nossa vida, pude refletir em vários aspectos que realmente fazem sentido em termos de sucesso pessoal e profissional”, avalia.

De acordo com a diretora de Treinamentos da Acit, Anaide Holzbach de Araújo, as palestras do Conexão Empresarial alcançaram alto nível e foram muito bem avaliadas pelo público. “Esta edição foi fantástica, superou nossas expectativas e fechamos com chave de ouro. Trabalhamos os temas conhecimento, inovação, motivação e tivemos gratas surpresas. O desafio dos empresários e todos os profissionais é se manterem atualizados, antenados com tanta tecnologia e inovação. Acreditamos que os conteúdos foram muito interessantes neste sentido e agregaram novos conhecimentos aos participantes”, salienta a diretora.