Em vias de concluir a graduação, muitas das acadêmicas do 8º período do curso de Pedagogia da FAG Toledo nunca haviam entrado no prédio de Comunicação da instituição. A oportunidade surgiu quando as professoras Dulce Alves Nakamura e Keili Rocha Scheuermann desenvolveram um projeto interdisciplinar de Educomunicação nas disciplinas de Psicopedagogia e Seminário Temático VIII - Educação e Comunicação.
A ideia surgiu na perspectiva que as acadêmica realizassem uma atividade prática envolvendo conteúdos da área de educação, utilizando ferramentas de comunicação. "Propusemos a criação de documentários sobre as temáticas propostas e os resultados foram muito positivos”, explica Dulce. Foram quatro documentários produzidos com o objetivo de explicar as dificuldades de aprendizagem. "Elas foram até os laboratórios de TV, fizeram gravações, acompanharam os processos de edição e chegaram a um resultado muito bacana, ainda mais se considerarmos que foi uma proposta bem diferente do cotidiano acadêmico delas”, comenta Keili.
A equipe da acadêmica Kathlin Katia de Oliveira Redin ficou responsável pela elaboração de um documentário sobre o capítulo 12 do livro, onde o foco é abordar as causas das dificuldades na aprendizagem. “Foi uma atividade interessante, produtiva e desafiadora para o nosso grupo, mas acho que conseguimos da conta do recado. O resultado, avaliando posteriormente, ficou bem legal, porque é uma forma dinâmica, inovadora e muito rica de se trabalhar a temática da educação, através do uso de imagens em movimento e do áudio”, relata a acadêmica que realizou a atividade em grupo acompanhada de outras cinco colegas.
Os documentários foram apresentados durante uma aula especial realizada no auditório da instituição.