O processo de implantação do programa de Residência Pedagógica na FAG Toledo está a todo vapor. Durante o mês de setembro diversas reuniões foram realizadas envolvendo os estudantes aprovados para participar do programa e os docentes envolvidos com o processo na instituição e nas instituições de ensino parceiras. O programa é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado.
Na FAG Toledo o curso contemplado no edital foi o de Pedagogia. “Nós estamos realizando os encontros com nossos acadêmicos aos sábados e está tudo ocorrendo de forma muito tranquila. Estamos trabalhando com os alunos os pressupostos teóricos do currículo da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), do ponto de vista filosófico, pedagógico, psicológico e legal”, relata a coordenadora do curso de Pedagogia e coordenadora da Residência Pedagógica no curso, Doralice Pizzo Diniz.
No processo de formação os estudantes participam das atividades e estudam sobre os temas apresentados, fazendo o registro das atividades em seus próprios cadernos. “Estes cadernos são recolhidos pelas professoras que realizam o acompanhamento dos nossos acadêmicos. O material é corrigido e devolvido aos alunos em uma rotina que tem muita importância dentro do processo de formação”, conclui Doralice.
O programa de Residência Pedagógica na FAG Toledo conta com três professoras preceptoras que estão acompanhando os acadêmicos durante as atividades de preparação. A Joelma dos Santos Silva, da Escola Municipal Waldyr Becker, Alessandra Custódio, da Escola Municipal Antonio Scain e a Liege Aparecida Martim, da Escola Municipal Walter Fontana. As docentes também farão o acompanhamento dos estudantes nas atividades a serem realizadas nas escolas a partir de outubro.
A coordenadora institucional dos programas na FAG Toledo, Cleonilda Tonin afirma que os estudantes estão empenhados e sabem da importância desta experiência para o crescimento deles enquanto profissionais da educação. “É uma grande oportunidade de aprender na prática desde as atividades de planejamento até a regência de turma. Temos muitas expectativas, mas também temos a certeza de que nesta primeira experiência, pelo que pudemos observar, teremos excelentes resultados”, acredita.