Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

AMBIENTE

Toledo terá ação alusiva ao Dia Mundial da Limpeza

Data reúne voluntários para realizar o descarte correto de resíduos sólidos urbanos

28/09/2018 - 14:59


Com o intuito de promover a mobilização de voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praças e parques, a ONG norte-americana The Ocean Conservancy realiza anualmente o Dia Mundial da Limpeza no dia 15 de Setembro. Em Toledo, a ação acontece vai acontecer um pouco mais tarde. A ação será feita no dia 27 de outubro com o intuito de conscientizar a população sobre as consequências do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos. 

A idealização em Toledo surgiu quando engenheira ambiental, Angélica Fiori, andava por uma das ruas da cidade quando se deparou com alguns resíduos acumulados. "Eu vi que Toledo já tinha realizado a ação, mas que muitas pessoas não haviam participado por não terem conhecimento da data". Logo, ela, juntamente com seu sócio, também engenheiro ambiental, Guilherme Miola de Castro, buscaram o apoio de algumas entidades para divulgar a ação para os cidadãos.

Ela destaca que a data não é algo apenas para conscientizar as pessoas sobre o meio ambiente, mas também pensar a sociedade. “O descarte incorreto dos resíduos implica diretamente na questão da saúde pública. É uma forma de preservar doenças como a dengue, por exemplo. Pois em época de chuva pode-se acumular água em locais propícios para a procriação do Aedes Aegypt”. Já Guilherme conta que aceitação por parte da população está sendo ótima. “Nós criamos um evento no Facebook e imediatamente as pessoas começaram a compartilhar e a mandar uma lista de lugares que poderíamos fazer o recolhimento, como por exemplo, no Jardim Panorama, Vila Becker, Vila Industrial e Jardim Coopagro”, diz o engenheiro, que ainda destaca que o terceiro dia após a criação do evento já conta com 21 presenças confirmadas e mais 49 pessoas com interesse. “Isso sem contar os que estão falando diretamente conosco. A tendência é que esse número aumente mais ainda quando a ação estiver mais próxima”.  

O engenheiro ainda destaca que Toledo é uma cidade privilegiada neste aspecto ambiental. “Em muitas cidades do Paraná não existem programas ou ações deste tipo, como containers espalhados pela cidade e até mesmo o Ecoponto Itinerante, da Prefeitura”. É importante destacar que os voluntários não vão sair batendo de porta em porta para recolher os resíduos. “O que vamos fazer é recolher os materiais nos locais escolhidos e destiná-los ao Aterro Sanitário”, concluem os engenheiros ambientais.

O Dia Mundial da Limpeza em Toledo conta com o apoio da secretaria do Meio Ambiente, da PUC/PR – Campus Toledo, da Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais (APEAM) e da Associação Oeste Paranaense dos Engenheiros Ambientais (AOPEA).

C%c3%b3pia de web banner 550x250px