Em 2011, na primeira edição da iniciativa, cerca de oito mil pessoas participaram, apresentando as prioridades dos bairros na aplicação de dois milhões de reais reservados ao Orçamento do Povo de 2011. No lançamento do Teatro, será divulgado o valor destinado para o programa no próximo ano e se inicia um processo que se encerrará ao final de julho, após 31 reuniões pelas Organizações Comunitárias (OCs) do município.
Segundo o assessor municipal de Organização Comunitária, Adriano Theves Galvão, a expectativa é que os recursos do Orçamento de 2012 sejam superiores ao do ano passado. “Esta é a tendência natural de um processo de sucesso que veio para ficar em Toledo e esperamos que a participação da população seja ainda maior. Durante o lançamento, também faremos a prestação de contas dos investimentos de 2011”, pontua Galvão, explicando que as Organizações Comunitárias congregam associações de moradores, de pais e alunos, etc e que os recursos são divididos conforme a participação das comunidades nas reuniões.
Como em todo início, muitos desconfiavam do êxito do projeto e se portavam como o apóstolo São Tomé: “do ver para crer”. Para o diretor da associação dos moradores do Jardim Panorama, Ademir Paludo, essa etapa foi superada. “Mesmo com as dúvidas, conseguimos reunir 500 pessoas em nossas reuniões. As lideranças do bairro compraram a ideia e foram à frente, mesmo com as eventuais críticas dos que apostavam contra. Este ano, acredito que este número vá dobrar, porque os resultados vieram. O Jardim Panorama recebeu cerca de 130 mil reais para obras na creche, na escola e na própria associação”, avalia Paludo, pontuando que às vezes pequenos investimentos públicos representam enorme diferença no dia-a-dia das pessoas. “Antes, para comprar qualquer coisinha, precisávamos fazer festas, rateios. Portanto, é muito importante esta iniciativa do poder público”, elogia Paludo, indicando que uma das reivindicações da comunidade com cerca 13 mil moradores para 2012 será a instalação de um bebedouro e a pintura do ginásio de esportes. ”Trata-se de um valor não muito alto, mas que trazem grandes melhorias”.
Da Assessoria - Toledo
GERAL
Lançamento do Orçamento do Povo 2012 acontece nesta segunda
Pequenos investimentos, grandes benefícios. Assim se define o programa Orçamento do Povo 2012, que será lançado nesta segunda-feira (27), às 19h, no Teatro Municipal de Toledo. O programa serve como instrumento para que a população decida diretamente a alocação dos investimentos públicos.
Mais lidas
- 1Esporte Cidadão: equipe de Toledo é premiada no Mato Grosso do Sul
- 2Let’s Dance 2025 terá mostras de dança e workshops para o público
- 3Estudo da Fiocruz revela mecanismo associado à gravidade da COVID-19
- 4Toledo lidera geração de empregos no Paraná no 1º trimestre
- 5Produtos com potencial de Indicação Geográfica são apresentados em encontro, no Sebrae/PR
Últimas notícias
- 1Dia D de multivacinação no Paraná será no sábado; meta é atingir 300 mil doses aplicadas
- 2Aeroporto Municipal passa por vistoria da Força Aérea Brasileira
- 3Disciplina
- 4Prefeituras devem enviar documentação para construção de novas creches até 30 de maio
- 5Em 2025 o mundo volta a olhar para o Cooperativismo