1144x150 %284%29

ESPORTES

Grupos de ciclistas da região organizam a terceira edição da Ciclo Romaria

Os participantes percorrerão um trajeto de aproximadamente 65 km, que valoriza o turismo religioso da região

10/10/2018 - 08:30


Os grupos de ciclistas Coiotes do Pedal de Santa Helena, Pedalando Missal e Ita Bike, de Itaipulândia, com ao apoio da Adetur Cataratas e Caminhos estão organizando os preparativos para a 3ª edição da Ciclo Romaria. A pedalada acontece na próxima sexta-feira, dia 12 de outubro, feriado nacional da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora de Aparecida.

Os participantes percorrerão um trajeto de aproximadamente 65 km, que valoriza o turismo religioso da região. Este roteiro faz parte do projeto de estruturação de rotas turísticas regionais que está sendo desenvolvido pela Adetur Cataratas e Caminhos e Itaipu Binacional, denominado Caminho ao Lago de Itaipu – Rota da Fé. Atualmente, a rota está em uma fase de sinalização do trecho, com a implantação das placas e pedras que compõem a estrutura do roteiro turístico.

A Rota da Fé tem como objetivo potencializar o turismo religioso ligando os municípios de Santa Helena, Missal e Itaipulândia, promovendo os atrativos e monumentos religiosos existentes ao longo desse caminho. O percurso prioriza as estradas rurais e caminhos alternativos, evitando ser percorrido pelas rodovias.

A programação da 3ª Ciclo Romaria inicia às 04 horas, com benção inicial no Cristo Esplendor, em Santa Helena. Na sequência haverá benção no Monumento de São Pedro e parada na Gruta de São Cristóvão em Missal, com chegada prevista para a Missa das 09 horas no Monumento de Nossa Senhora Aparecida em Itaipulândia.

Durante o trajeto haverá parada para hidratação e reagrupamento dos participantes. A organização alerta que o percurso de cerca de 65 km não é indicado para ciclistas iniciantes, pois não haverá carro de apoio e nem seguro contra acidentes. 

De acordo com a secretária executiva da Adetur, Dayane Passos, a Rota da Fé surgiu dessa mobilização dos grupos de pedal que é a Ciclo Romaria. “A pedalada acontece pelo terceiro ano consecutivo e todos os grupos de ciclismo da região estão convidados a participar. Uma forma de valorizar, de potencializar essa rota e fortalecer para que o trajeto também seja percorrido em diferentes épocas do ano e não exclusivamente no dia 12, mas que possa estar sendo percorrida permanentemente ao longo de todo ano. Nas próximas semanas a empresa contratada pela Adetur estará finalizando a sinalização dessa rota”, destaca.

O representante do grupo Pedalando Missal, Paulo Eduardo Paetzold, explica que para esta edição, a organização do evento alterou o horário de saída para as 04 horas da manhã, do Cristo Esplendor em Santa Helena, a fim de evitar o calor e considerando a programação das missas no Monumento de Nossa Senhora Aparecida, em Itaipulândia. “Estamos prevendo chegar às 09 horas para a missa. Reforçamos aos participantes a importância do uso de capacete, sinalizadores e lanternas. Lembramos que cada ciclista fica responsável pelo seu retorno. Este evento incentiva a prática do ciclismo, que é uma atividade física sadia, a integração entre os ciclistas da região, a valorização do turismo religioso e da Rota da Fé”, finaliza.

Sem nome %281144 x 250 px%29