1144x150 %284%29

ECONOMIA

Programa Educação Financeira da Itaipu e PTI ganha certificação do governo federal

Iniciativa recebeu, em setembro, selo ENEF que certifica as boas práticas realizadas na região Oeste

16/10/2018 - 14:22


O Programa de Educação Financeira – o Valor do Amanhã, da Itaipu Binacional e do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), recebeu, em setembro, o selo de Estratégia Nacional da Educação Financeira (ENEF), do governo federal. As iniciativas realizadas com as escolas municipais e a comunidade dos municípios da região Oeste do Paraná deram a garantia da premiação. Esta é a primeira certificação oficial que o Programa recebe.

O selo dá mais visibilidade às práticas do Programa que estão em conformidade com os objetivos e as diretrizes do ENEF, assim como os critérios estabelecidos pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF), que avalia outras iniciativas de educação financeira pelo país.

Financiado pela Itaipu e operacionalizado pelo PTI, o Programa atende 30 dos 54 municípios do Oeste com palestras lúdicas para alunos de escolas municipais e palestras para a comunidade, com a presença de um consultor especialista na área de educação financeira.

A ideia é conscientizar as pessoas para equilibrar as contas mensais e ter uma relação sadia com o dinheiro, aprendendo noções básicas de finanças, orçamento e planejamento familiar. Nas palestras cênicas, o tema é abordado de uma forma diferente e teatral, apresentando questões relacionadas a dinheiro e equilíbrio financeiro.

Nos encontros com a comunidade, a intenção, segundo o técnico do Programa, Alexandre Augusto Scherer, é realizar duas palestras por município, reunindo nas escolas “pais de alunos, empresários, representantes de entidades, associações, professores, universidades, ou seja, o maior número possível de pessoas para um debate proveitoso sobre o tema”, comenta.

A expectativa é fechar 2018 com 24 palestras lúdicas e outras 72 em caráter mais técnico, com o especialista em finanças comportamentais. Da lista dos municípios da região, Foz do Iguaçu e Lindoeste ainda receberão atendimentos do Programa.

Sem nome %281144 x 250 px%29