Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Professor da Unioeste ganha o Prêmio Brasil de Economia

A temática do texto foi o desenvolvimento e subdesenvolvimento humano no Brasil

16/10/2018 - 15:00


O Dr. Jandir Ferrera de Lima, docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste e a professora Augusta Pelinski Raiher da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG foram os ganhadores do XXIV Prêmio Brasil de Economia na categoria artigo técnico e científico. A temática do texto foi o desenvolvimento e subdesenvolvimento humano no Brasil.

A entrega do Prêmio ocorreu na cidade de Porto Velho - RO durante o Simpósio Anual dos Conselhos Regionais de Economia (SINCE) e a cerimônia ocorreu nos dias de 19 a 21 de setembro. Na celebração foi ressaltada a importância do prêmio e a valorização da inovação e da pesquisa cientifica como um dos caminhos para o progresso e desenvolvimento brasileiro. O trabalho havia sido publicado numa revista estrangeira e sua repercussão foi bem significativa no meio acadêmico. Por isso, o artigo foi nominado para o Prêmio Brasil de Economia, no qual levou o primeiro lugar.

Para o professor Jandir Ferrera de Lima, o estudo premiado reflete a qualidade da pesquisa feita nas universidades estaduais do Paraná. Dentre os trabalhos postulantes à premiação constavam textos e pesquisas produzidos em universidades de renome no cenário nacional, mas foram a Unioeste e a UEPG que se destacaram.

O Prêmio Brasil de Economia é capitaneado pelo Conselho Federal de Economia (COFECON) e seu objetivo é estimular a reflexão crítica sobre a Economia como ramo de conhecimento, principalmente em questões ligadas a aspectos econômicos, sociais e regionais da sociedade brasileira. O campus de Toledo da Unioeste se tornou referência nacional em estudos sobre o desenvolvimento regional por conta da atuação do NDR - Núcleo de Desenvolvimento Regional e de Programas de Pós-Graduação com linhas de pesquisa nessa área.

O professor Jandir Ferrera de Lima leciona no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio e do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, campus de Toledo.  E a professora Augusta Pelinski Raiher é docente do Programa de Pós-Graduação em Economia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e é egressa do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Unioeste - Toledo, no qual fez seu mestrado.

Sem nome %281144 x 250 px%29