1144x150 %284%29

TECNOLOGIA

Aplicativo ajuda no acompanhamento de mulheres com câncer de mama

App Rosa é uma ferramenta poderosa de auxílio na luta contra a doença

17/10/2018 - 08:45


Aproximadamente 12 mil mulheres morrem anualmente em decorrência do câncer de mama no país, o que representa 2,5% dos óbitos femininos em nível nacional. O motivo mais significativo para complicações por esse tipo de tumor é o diagnóstico tardio. No momento em que se institui a campanha Outubro Rosa, de conscientização sobre o mal, chega às pacientes uma ferramenta poderosa para auxílio na luta contra o câncer de mama.

Trata-se do App Rosa, concebido pela farmacêutica Renata Alcântara, que tem expertise em saúde da mulher e especialização em gestão em saúde. O aplicativo se destina a dar suporte a mulheres no controle da patologia, com foco na prevenção e acompanhamento do câncer de mama.  O sistema é georreferenciado, mapeando para as usuárias os serviços disponíveis, além de alertar sobre remédios e horários de ministrá-los, exames e cuidados com a saúde, entre outros, principalmente porque a terapia de combate ao câncer é contínua a longo prazo.

O app inclui lembretes acerca da realização de procedimentos como mamografia e ultrassom, aproveitando o sistema de geolocalização para identificar os lugares mais perto da casa da mulher para fazê-los, além de armazenar dados para as seguintes consultas. Ainda contém dicas de alimentação e vida saudável, reforça a importância do diagnóstico precoce e do autoexame.

A funcionalidade do App Rosa é extremamente simples. A interessada faz o download pelo celular e, na sequência, cadastra alguns dados sobre sua saúde e começa a receber o conteúdo. Na situação da paciente que possui alguma dúvida, ela pode fazer questionamentos a um robô, nomeado Rosa, que responde em tempo real, humanizando a relação da pessoa com a tecnologia. 

Rosa é um chatbot, ou seja, um software que dialoga com a paciente na hora, de maneira amigável, e é capaz de conhecê-la cada vez mais, pelo percurso que a mulher vai trilhando ao recorrer ao aplicativo, o que resulta em uma personalização do cuidado com sua saúde. O processo é completamente independente da ação humana. Depois que a pessoa baixa o aplicativo, ele faz, de forma automática, a primeira interação com a usuária, convidando-a literalmente à conversa, com uma linguagem natural.

Sem nome %281144 x 250 px%29